Plenário

Projeto inclui mês e semana de conscientização sobre a fibromialgia

  • Votação do projeto de lei que regulamenta os aplicativos no transporte de passageiros em Porto Alegre. Na Foto: Vereador Dr. Thiago Duarte
    Vereador Dr. Thiago Duarte (DEM) é um dos autores (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Sessão para apreciação do projeto de lei complementar do Executivo que cria e funde secretarias municipais. Na foto: vereador Márcio Bins Ely
    Vereador Márcio Bins Ely (PDT) também assina o projeto (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está tramitando, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que inclui o Mês de Conscientização sobre a Fibromialgia - Maio sem Dor e a Semana de Conscientização sobre a Fibromialgia no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. A proposta é dos vereadores Dr. Thiago Duarte (DEM) e Márcio Bins Ely (PDT).

Conforme o texto do projeto, a fibromialgia é uma síndrome que se manifesta pela dor no corpo, sendo mais frequente entre mulheres. Sintomas como dor nos músculos, nos tendões e nas articulações, cansaço intenso, dores de cabeça, tontura, sono não reparador, dificuldade de concentração, perda de memória, ansiedade, depressão, formigamentos, dormências, intolerância ao frio e alterações intestinais e urinárias são sinais que caracterizam a doença. 

Ainda de acordo a proposta, a estimativa é que de 5% a 10% da população brasileira seja afetada pelo problema. A doença, que não tem cura, tem o tempo médio para diagnóstico em torno de três anos no Brasil. Segundo os autores, a desinformação é um dos fatores que levam a população a não realizar o tratamento adequado em tempo.

O dia 12 de maio é reconhecido internacionalmente como o Dia da Fibromialgia, data ainda não reconhecida no Brasil. Segundo os proponentes, além de promover informação sobre a doença, a criação de uma lei que torna o mês de maio no mês da conscientização sobre Fibromialgia proporcionará conhecimento e orientação aos portadores da síndrome.

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)