Plenário

Projeto inclui o Dia do Nutricionista no Calendário Oficial de Porto Alegre

Movimentação de plenário. Na foto, vereador Márcio Bins Ely na tribuna do plenário.
Vereador Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

Está em tramitação no Legislativo municipal o projeto de lei que inclui o Dia do Nutricionista, em 31 de agosto, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. De autoria de Marcio Bins Ely (PDT), o projeto tem “o intuito de promover esse profissional da área da saúde, que contribui sobremaneira para a promoção da saúde alimentar”.

A profissão surgiu no Brasil no início do século XX sendo criado, em 1939, o primeiro curso para formação de nutricionistas no Instituto de Higiene de São Paulo, atual Curso de Graduação em Nutrição do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Nos anos seguintes faculdades foram criadas em outras cidades brasileiras, principalmente no Rio de Janeiro. Em 31 de agosto de 1949, fundou-se a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), para representar e defender os interesses dos nutricionistas/dietistas, além de desenvolver estudos e pesquisas no campo da Nutrição. Por isso, a data 31 de agosto passou a ser comemorada como o "Dia do Nutricionista" no país.

Desde 7 de setembro de 1991, através da lei 8.234, o serviço foi regulamentado e tornou-se obrigatório o uso do diploma para efetuar consultas e recomendar dietas ou restrições alimentares. Os profissionais atuam em todas as áreas do conhecimento que se relacionam com saúde e alimentação e realizam uma graduação de 4 a 6 anos de estudos exclusivamente voltados à alimentação humana, “formando-se com um olhar generalista, humanista e crítico”. Conforme o vereador do PDT, a atuação dos nutricionistas “contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, trazendo mais saúde e bem estar e deve ser destacada na agenda positiva da cidade”.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)