Plenário

Projeto inclui Semana da Cerveja Artesanal no calendário oficial

Presidente da CMPA, vereador Cassio Trogildo, lê documento assinado pela Mesa Diretora em que declara vagos cargos de 3º secretário da Mesa e de presidente e vice-presidente da Cedecondh. Na foto: vereador Prof. Alex. Fraga
Vereador Professor Alex Fraga (PSOL) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está tramitando, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que inclui a Semana Municipal da Cerveja Artesanal no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, na semana que incluir o dia 15 de novembro. O projeto é de autoria do vereador Professor Alex Fraga (PSOL).

Na exposição de motivos do projeto consta que ao longo dos anos o interesse pela fabricação e pelo consumo da cerveja artesanal tem crescido em Porto Alegre. Hábito que, segundo a proposta, está se disseminando e permitindo a expansão da cadeia produtiva, o que resulta na geração de receita tanto para empreendedores quanto para o município. E, também, a venda do produto em estabelecimentos da cidade fomenta o lazer, a vida cultural e ainda oferta aos consumidores alternativas locais da bebida mais consumida do país.

Conforme o proponente, com a inclusão da Semana Municipal da Cerveja Artesanal em Porto Alegre no calendário oficial, a cadeia produtiva se impulsionará na cidade, além de agregar também valor a um produto local que incentiva o turismo, outro fator que gera renda e visibilidade para a capital. De acordo com o projeto, fica estabelecido que entre as atividades serão realizados eventos para comercialização de cervejas e chopes artesanais, produzidos ou fabricados por empresas registradas, com a devida autorização do Executivo Municipal.  

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)