Plenário

Projeto inclui Semana do Imigrante Italiano no Calendário do município

Período de Comunicações de Lideranças. Na foto: Vereador Mario Bins Ely
Vereador Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Está em tramitação no Legislativo municipal o projeto de lei que inclui a Semana do Imigrante Italiano no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. Criado pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), o PL quer homenagear os imigrantes que “tiveram um papel de destaque no desenvolvimento da economia e no crescimento de Porto Alegre desde o século XVIII”. 

No final dos anos 1850, cerca de 50 famílias italianas moravam na capital gaúcha e, em 1914, já eram 80 mil em todo o Rio Grande do Sul. Com a grande presença dos italianos no estado, foi criada em julho de 1977 a Sociedade Italiana Vittorio Emanuel II com o objetivo de ser um ponto de encontro e integração para os descendentes que residiam na cidade. Desde então, outras entidades foram fundadas em diferentes partes de Porto Alegre, que já possuía, em 1893, mais de seis mil imigrantes italianos, o que representava cerca de 10% da população.

Já nas primeiras décadas do século XX, os italianos formavam o maior grupo de estrangeiros em Porto Alegre e eram os responsáveis por dirigir o comércio da cidade, “sempre progredindo e contribuindo com o desenvolvimento de forma árdua e comprometida com a ascensão social de todos”, de acordo com Bins Ely. O vereador ainda ressalta que a comunidade italiana organiza todos os anos a Settimana Italiana, uma semana de comemoração dedicada à tradição, cultura e aos costumes italianos. “O evento possui a significativa relevância de fortalecer os laços com a terra mãe e consagrar a integração dos imigrantes e seus descendentes que habitam a capital dos gaúchos”.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)