Plenário

Projeto institui Feira de Artesanato no Glênio Peres

Evento quer valorizar trabalhos artesanais Foto: tonico alvares
Evento quer valorizar trabalhos artesanais Foto: tonico alvares
Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto que institui a Feira Municipal de Artesanato, "evento cultural, econômico e comercial do município de Porto Alegre". A feira ocorrerá anualmente na segunda quinzena do mês de novembro no Largo Jornalista Glênio Peres. O projeto é de autoria do vereador Alberto Kopittke (PT).

Conforme a proposta, será formada uma comissão que ficará encarregada de estipular as regras da feira. Segundo o vereador, integrarão a comissão a Cooperativa dos Artesãos do Rio Grande do Sul, a Associação de Artesanato do Rio Grande do Sul e a Prefeitura. Kopittke propõe ainda que os expositores da Feira serão os responsáveis pelas despesas de instalação no espaço que lhes couber, ficando-lhes vedada a cobrança de taxa de qualquer natureza.

"O Brique da Redenção, o Brique de Sábado da Avenida José Bonifácio, o Brique de Domingo da Usina do Gasômetro, a Feira de Artesanato da Praça da Alfândega e a Feira Latinoamericana de Artesanato já fazem parte do cotidiano da cidade. Este projeto vem justamente no sentido de valorizar ainda mais essa cultura popular em Porto Alegre, mediante a criação da Feira Municipal de Artesanato em um dos principais locais de circulação de pessoas, contribuindo para a maior disseminação e o fomento dessa atividade. É também mais um espaço que se pretende voltar à geração de trabalho e renda em Porto Alegre", explica o vereador.

Texto e edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)