Plenário

Projeto normatiza publicidade em praças e parques

  • Parques e praças esportivos
    Placas de adotantes em praças deverão ter também informações culturais (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz. na foto, presidente Mônica Leal na tribuna
    Vereadora Mônica Leal (PP) é a proponente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Normatização para publicidade a ser feita em praças e parques, por pessoas jurídicas que adotarem estes espaços, é proposta em projeto da vereadora Mônica Leal (PP), que está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre. A proposta igualmente amplia a forma de utilização das mídias atualmente permitidas por meio da possibilidade de que a empresa adotante veicule marcas de seus clientes ou parceiros. “Assim, haverá maior interesse nas adoções, e, por certo, o instituto alcançará mais áreas da Cidade do que se verifica atualmente”, argumenta a vereadora.

Conforme o texto em exame no Legislativo, os elementos de mídia, que serão denominados Mobiliário Urbano Para Informação (Mupi), deverão ter as seguintes proporções: no mínimo uma unidade a cada 2.000m², em se tratando de parques ou praças; e uma unidade a cada 500 metros, em se tratando de adoção de verdes complementares. Também é determinado que o Mupi será iluminado e terá 1,2 metros de largura e 1,8 metros de altura, sendo uma de suas faces destinada a material comercial de interesse da adotante e outra à exibição de informações públicas determinadas pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Outro item previsto no projeto é o de que o adotante deverá instalar no Mupi as informações de interesse da Prefeitura Municipal – como descrito acima -, sendo que a cada quatro meses novo material poderá ser solicitado para que substitua o anterior, recaindo todos os custos decorrentes por conta da adotante. Mônica Leal destaca ainda que “a instalação de Mupis, como forma de trazer informações da Cidade aos que nela vivem ou por ela passam, aliará cultura e lazer na rotina das pessoas, ao passo que servirá como elemento de fomento aos interessados em participar desse nobre caminho da adoção de espaço público, haja vista que uma de suas faces poderá conter publicidade comercial”.

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:parquespraçaspublicidade