Projeto

Projeto prevê caixas de supermercados com espaço para cadeirantes

Luciano Marcantonio Foto: Elson Sempé Pedroso
Luciano Marcantonio Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre começou a discutir, na sessão ordinária desta quinta-feira (10/6), projeto de lei do vereador Luciano Marcantônio (PDT) que obriga os supermercados e hipermercados da Capital a dispor de passagem adequada nos caixas para os obesos, gestantes e cadeirantes.

Segundo Marcantônio, a concepção do projeto nasceu da necessidade de evitar constrangimentos no momento do pagamento das compras. “Uma cadeira de rodas tem, em média, 80 cm de largura, podendo chegar a 90 cm. Seria necessário um espaço não inferior a 1,20 m para que os cadeirantes pudessem transitar sem dificuldades entre os caixas, considerando ainda o espaço a ser ocupado pelas suas mãos e braços”, explica o vereador.

Com essa proposta, Marcantônio pretende preservar ainda os direitos das gestantes, que precisam proteger o bebê em formação procurando sempre evitar impacto e pressão no abdômen, e as pessoas com problemas de obesidade, que, “além de serem discriminadas pela sociedade em relação a sua aparência física, passam pelo constrangimento de ficar literalmente esmagadas ou ter de dar a volta nos caixas, o que ocorre também com os cadeirantes”.

O autor quer garantir não só o conforto aos usuários como a redução do tempo de espera nas filas, “agilizando o pagamento e o bom funcionamento do estabelecimento”. O projeto de lei prevê que 10% dos caixas existentes nos supermercados e hipermercados deverão ter largura igual ou superior a 1,20m.

Carla Kunze (reg. prof. 13515)