Plenário

Projeto prevê circulação de táxis no corredor de ônibus em horários de pico

  • Corredor de ônibus da Av. Érico Verissimo
    Objetivo é desafogar tráfego na Capital (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Na tribuna, vereador |Mauro Pinheiro
    Mauro Pinheiro (Rede) é o autor da proposta (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Proposta que permite a circulação de táxis nos corredores exclusivos para ônibus no município de Porto Alegre tramita na Câmara de Vereadores. A proposição é do vereador Mauro Pinheiro (REDE), que defende que a permissão seja executada em dias úteis, das 7 horas às 9 horas e das 18 horas às 19h30min.

Segundo o projeto, a Capital, sendo uma metrópole, não foge à difícil situação do tráfego em suas vias, especialmente nos horários de maior fluxo e circulação, comumente chamados horários de pico. “Congestionamentos e grande demora dificultam os percursos, fazendo com que os motoristas, muitas vezes, realizem verdadeiros malabarismos automobilísticos, que, além de colocar em risco seus usuários, não solucionam o problema, completa o vereador.

A proposta segue o exemplo de outras cidades tão ou mais congestionadas que Porto Alegre, como São Paulo, Recife e Blumenau, que buscaram como alternativa a liberação do tráfego de táxis com passageiros nos corredores exclusivos para ônibus nos dias úteis e em determinados horários. Porém, para os táxis usufruírem da permissão deverão obedecer algumas condições que serão estabelecidas, como: transportar ao menos um passageiro, não embarcar ou desembarcar passageiros ao longo dos corredores exclusivos para ônibus ou em estações terminais e não parar ou diminuir a velocidade para verificar endereço de destino do passageiro. A não observância desta lei acarretará multa ao infrator, conforme legislação vigente.

Segundo o projeto, o Executivo municipal avaliará os resultados decorrentes da aplicação da futura lei por um período de três meses, contados da data de sua publicação. Constatada a inexistência de melhora das condições de tráfego, os efeitos da permissão estabelecida poderão ser suspensos antes do término do prazo avaliativo.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)