Plenário

Projeto prevê distribuição de perucas a pacientes com câncer

As instituições que atendem pelo SUS na Capital poderão organizar um banco de perucas doadas

Vereador Márcio Bins Ely Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereador Márcio Bins Ely (PDT), autor da proposta
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que determina a distribuição de perucas às pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde que apresentem alopecia (perda de cabelo) causada pelo tratamento de quimioterapia. Segundo a proposta, do vereador Márcio Bins Ely (PDT), para o cumprimento da lei, as instituições que atendem pelo SUS no Município poderão organizar um banco de perucas oriundas de doações.

Bins Ely afirma que seu projeto tem por objetivo contribuir para o tratamento dos pacientes de câncer, ajudá-los a recuperar a autoestima e fortalecê-los para o enfrentamento da doença, já que a queda de cabelo é bastante frequente quando utilizam a quimioterapia intravenosa. “Quando isso ocorre, uma das preocupações do paciente – especialmente no caso das mulheres – é buscar alternativas para manter sua aparência habitual, de forma a enfrentar a rotina sem grandes mudanças”, diz. “A peruca pode ajudar a recuperar a autoestima.”

Como atesta o vereador, muita gente possui perucas antigas guardadas em casa, porque a moda mudou ou porque já recuperou seu cabelo. “Essas pessoas podem ser estimuladas pelo poder público a doá-las, possibilitando que as instituições de saúde organizem bancos de perucas a serem distribuídas.” Para Bins Ely, essa iniciativa reduz os gastos públicos e fortalece os laços de solidariedade.

Caso o projeto seja aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, a nova lei entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)