Plenário

Projeto prevê instalação de palcos no Centro

  • Esquina Democrática
    Esquina Democrática pode receber palco móvel (Foto: Joel Vargas/PMPA)
  • Período de Comunicações Temático: Ambulantes Ilegais no Centro de Porto Alegre. Na foto, o vereador Cassiá Carpes na tribuna.
    Vereador Cassiá Carpes (PP) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Esta tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei de autoria do vereador Cassiá Carpes (PP) que estabelece a instalação de um palco móvel na Esquina Democrática, na Rua dos Andradas com a Avenida Borges de Medeiros, e de outro no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico da Capital.

Segundo o vereador, o objetivo é buscar a qualidade do ambiente urbano, por meio da preservação dos recursos naturais e da proteção do patrimônio histórico, artístico, cultural, urbanístico e paisagístico, bem como harmonizar, agregar e valorizar o talento de pessoas e entidades, que terão um lugar para divulgar suas habilidades de forma organizada e valorizada. “Assim, certamente teremos um Centro Histórico mais organizado, inclusive com o controle da poluição sonora, que muito incomoda o comércio do entorno, e, por conseguinte, uma valorização de forma merecida das movimentações populares, dos artistas e das entidades culturais que ali se manifestam, proporcionando um local de reconhecimento”, defende.

A justificativa do projeto é de que a Esquina Democrática é um dos principais pontos de reunião popular de Porto Alegre. Reúnem-se na Esquina Democrática comediantes, religiosos, músicos e dançarinos, entre outros. “Ou seja, é um lugar usado tradicionalmente para movimentos e manifestações populares, sendo um ótimo local para curtir um pouco de cultura ao ar livre sem gastar nada para isso. No entanto, não possui muitos atrativos além de inúmeras pessoas cruzando de um lado para outro em meio a sua vida normal. E o Largo Jornalista Glênio Peres também é local de manifestações artísticas, culturais e religiosas, bem como é usado para promover campanhas de conscientização”, finaliza.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)