Plenário

Projeto prevê isenção em concursos para pessoas doadoras de medula óssea

A taxa de pagamento só será isenta com a comprovação do cadastro no Redome

Sessão Solene concede o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Antônio Sérgio Silva de Sales. Na foto, o vereador Paulinho Motorista
Vereador Paulinho Motorista (PSB), proponente. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Projeto de lei de autoria do vereador Paulinho Motorista (PSB) que tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre tem como objetivo isentar do pagamento de taxa de inscrição em concursos municipais as pessoas cadastradas no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Segundo o vereador, o transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. “O fator que mais dificulta a realização do procedimento é a falta de doador compatível, já que as chances de o paciente encontrar um doador são de uma para cada cem mil pessoas, em média”, explica.

Além disso, o doador ideal (irmão compatível) só está disponível em cerca de 25% das famílias brasileiras. Para 75% dos pacientes é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários, de bancos públicos de sangue de cordão umbilical ou de familiares parcialmente compatíveis (haploidênticos). “Esta iniciativa tem como finalidade incentivar os participantes de concursos públicos municipais que tenham condições de serem doadores voluntários a se habilitarem como tal e também valorizar aqueles que se dispõem a ajudar o próximo em um gesto que busca salvar vidas”, completa.

Para obter o referido benefício, deverá ser comprovado o cadastro no Redome no momento da inscrição. 

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)