Plenário

Projeto prevê salário para protetores de animais cadastrados

Rodrigo Maroni alega que protetores, muitas vezes, não podem arcar com custos da tutela

Plenário Otávio Rocha
O Plenário Otávio Rocha em sessão (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto do vereador Rodrigo Maroni (PR) que institui verba salarial para protetores de animais cadastrados na prefeitura. De acordo com a proposta, a verba será disponibilizada em face do número de animais que estiverem sob o cuidado do protetor, nos seguintes patamares: até 100 animais; até 200 animais; e acima de 300 animais.

O projeto prevê ainda que poderá incidir, sobre a verba, o valor para a compra de ração, proporcionalmente ao número de animais protegidos, com avaliação caso a caso. Se aprovada a proposta, o cadastramento será efetuado em site próprio da Prefeitura, no qual serão disponibilizados links com informações para os protetores de animais. Os protetores de animais cadastrados deverão passar por avaliação psiquiátrica e acompanhamento de assistente social, com o fim de melhor atender aos animais protegidos.

Maroni destaca que, cada vez mais, cresce a preocupação da sociedade e do Município com a vulnerabilidade dos animais domésticos. "Sabedores que somos do trabalho realizado pelos protetores de animais, bem como da necessidade premente dos cuidados com esses e do custo que essa atividade implica, este projeto de lei visa a instituir verba salarial para protetores de animais. Estatísticas demonstram que animais domésticos, especialmente cães e gatos, encontram-se, em boa parte, em estado de vulnerabilidade e de necessidade. Assim, o trabalho exercido pelos protetores é de grande relevância. Porém, muitas vezes, não há dinheiro suficiente para o custeio dessa tutela", diz Maroni.

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)