Plenário

Projeto propõe castração de animais pet

Movimentação de Plenário. Na foto, o vereador Rodrigo Maroni na tribuna.
Rodrigo Maroni (PODE) é o autor do projeto (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei do legislativo nº 018/18, de autoria do vereador Rodrigo Maroni (Pode), que cria o Programa 100% de Castração de Animais Pet no Município de Porto Alegre. Segundo Maroni, o projeto visa a diminuir o sofrimento dos cães de rua do Município de Porto Alegre e sua proliferação desmedida e desassistida.

Com caráter filantrópico, o projeto prevê a possibilidade de convênios com instituições públicas e/ou privadas. As despesas do programa serão por conta de recursos orçamentários próprios do município, suplementados, se necessário. O objetivo da iniciativa é o fomento à castração de animais pet no Município de Porto Alegre, cujas diretrizes serão estabelecidas pelo Executivo Municipal.

Motivos

“Atualmente, há uma preocupação crescente com o bem-estar dos animais de várias espécies, aliado ao bem-estar das famílias brasileiras. Tendo em vista o frio rigoroso a que é submetida a capital gaúcha todos os invernos, isso invariavelmente afeta sobremaneira os animaizinhos sem dono e sujeitos aos reveses do cotidiano”, escreve o vereador em seu projeto.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)