Plenário

Projeto propõe Semana da Doação de Medula Óssea

Jussara Cony  Foto: Ederson Nunes
Jussara Cony Foto: Ederson Nunes
Projeto de lei de autoria da vereadora Jussara Cony (PCdoB) que inclui a efeméride da Semana Municipal de Mobilização para Doação de Medula Óssea no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre de 7 a 14 de dezembro começou a ser debatido nesta quarta-feira (18/9), em período de Discussão Preliminar de Pauta, na Câmara Municipal de Porto Alegre.

O projeto tem como base a Lei Federal nº 11.930, de 22 de abril de 2009, de autoria do deputado federal Beto Albuquerque. “Foi uma homenagem ao seu filho Pietro, falecido em 2009, e a todos os que enfrentam a busca de uma medula óssea compatível para desfrutar da dádiva da vida”, afirmou a vereadora. Conforme ela, a cada ano temos no Rio Grande do Sul mil novos casos de leucemia, sendo que o transplante de medula óssea torna-se inevitável na maioria deles.

“Quando Pietro chegou à fase terminal, meu neto, Matheus, iniciava seu tratamento contra a leucemia. Matheus vivenciou três etapas: o diagnóstico, o tratamento, a cura, e uma leucemia recidiva que culminou com sua passagem, aos 26 anos de idade”.

Jussara Cony afirmou que a Lei Federal precisa ter suporte em todo o país porque ela desencadeou uma nova concepção do significado da doação de medula óssea, como algo simples de ser buscado, por meio de atividades, de esclarecimento e de incentivo à doação.

"Protocolo esse Projeto especialmente no dia de hoje, data em que meu neto Matheus nasceu. É, portanto, uma celebração em sua homenagem, ao seu exemplo e ao que ele sempre dizia: “A gente vai continuar sempre nessa luta do ‘Quero Medula’ para que todos que precisam, tenham a chance de viver”.

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)