Plenário

Projeto propõe título de Cidadão ao deputado Carlos Gomes

Oitiva com Consórcios MOB, VIVASUL,VIA LESTE, MAIS e CARRIS. Na foto, o vereador Alvoni Medina.
Alvoni Medina (PRB) é o proponente (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei do legislativo nº 036/18, de autoria do vereador Alvoni Medina (PRB), que concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao deputado federal Carlos Gomes (PRB/RS). Segundo Medina, Gomes "é defensor intransigente da transparência da administração pública e das políticas de geração de emprego e renda, com especial atenção ao estímulo e fomento de pequenas empresas, além de ter sua atuação marcada pelo combate à elevação de tributos". 

Nascido na cidade baiana de Saúde, Antonio Carlos Gomes da Silva trabalhou desde novo, exercendo as atividades de catador, padeiro, vendedor ambulante e office-boy. Aos 12 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, convertendo-se à fé cristã na Igreja Universal do Reino de Deus, onde conheceu sua esposa Sandra Delaqua. Em 1992, se tornou pastor e começou sua missão evangelística pelos estados do Rio de Janeiro, Paraíba, Goiás, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

No estado, liderou a obra pastoral em Alvorada, Gravataí, Porto Alegre e Uruguaiana, além de comandar o grupo voluntário Agente da Comunidade, que reúne mais de cinco mil pessoas no Rio Grande do Sul, onde prestam serviços solidários em comunidades em situação de vulnerabilidade social. Nesse período, formou-se radialista, apresentando diversos programas dos segmentos gospel e informativo.

Em 2006, Carlos Gomes ingressou na política, sendo eleito deputado estadual pelo PPS. Em 2009, migrou para o PRB, onde se reelegeu para a Assembleia Legislativa no ano seguinte. Em 2014, se elegeu deputado federal, conseguindo 92.323 votos. Foi o primeiro a conseguir esse cargo pelo PRB gaúcho. Em 2017, foi eleito o 5º melhor deputado federal do Brasil, sendo o melhor entre os gaúchos e também o melhor do seu partido.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo )
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)