Projetos

Projeto transforma Vila Isabel em bairro

Entrou em discussão preliminar de pauta, nesta quinta-feira (14/8), projeto de autoria do vereador Nereu D’Avila (PDT) que transforma o loteamento Vila Isabel em bairro. Atualmente, o local pertence ao território do bairro Ipanema, junto ao Morro do Osso. De acordo com o proponente, vivem hoje no local cerca de 3 mil pessoas, distribuídos em 84 hectares na Zona Sul da Capital.

“Tal alteração decorre da necessidade de tornar este loteamento uma unidade administrativa independente, considerando que, ao longo dos últimos trinta anos, os moradores, por meio de sua Associação, vêm desenvolvendo uma atividade comunitária e participativa”, justifica Nereu. Outro argumento para a alteração é que, desde 1975, os moradores organizaram-se por intermédio da Associação Comunitária Jardim Isabel-Ipanema (Ascomjip). O nome Jardim Isabel foi escolhido por consenso dos moradores em assembléia-geral.

Há no Jardim Isabel, conforme o autor, mais de mil domicílios, escolas de ensino fundamental e médio, além de escola infantil. A taxa de crescimento indicada na proposta é de 13% ao ano, e o seu território corresponde a 26,6% da área do Bairro Ipanema.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)