Plenário

Projeto visa incentivar o aleitamento materno

Projeto aprovado garante direito à amamentação em locais públicos Foto: Caroline Bicocchi
Mãe amamentando seu bebê em local público

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que inclui o Mês de Incentivo ao Aleitamento Materno – Agosto Dourado no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização de Porto Alegre, em especial na primeira semana de agosto. A iniciativa é de autoria dos vereadores Dr. Thiago (DEM) e Márcio Bins Ely (PDT) e busca, assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, enfrentar uma questão de saúde pública.

De acordo com o projeto, desde a década de 1990 a data é mundialmente reconhecida com o fim de incentivar o aleitamento materno. Segundo estudos, as crianças brasileiras não recebem amamentação exclusiva até os seis meses ou complementada até o primeiro ano de vida e, menos ainda, até os dois anos, como recomenda a Organização Mundial da Saúde.

A proposta afirma que o aleitamento materno colabora para o pleno desenvolvimento físico, psíquico e intelectual da criança, além de evitar o desenvolvimento de diarreias ou infecções e contribuir e para a redução da mortalidade infantil. A atitude também é positiva para as mães, pois auxilia na involução uterina após o parto e na proteção contra o câncer de mama e ovário. Destaca-se no projeto, também, a ligação entre mãe e filho fomentada pela amamentação, assim como a formação de elementos para a defesa do organismo e amadurecimento dos diversos órgãos do bebê.

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)