- Atualizada em 07/11/2017 14:10

Projetos dão nome a nove logradouros da Capital

Vereador Alceu Brasinha (PTB) Foto: Ederson Nunes
Vereador Alceu Brasinha (PTB) Foto: Ederson Nunes(Foto: )

Entraram em período de Discussão Preliminar de Pauta nesta segunda-feira (26/8), na Câmara Municipal de Porto Alegre, nove projetos de lei que dão nome a logradouros da Capital. Oito foram apresentados pelo vereador Dr. Thiago Duarte (PDT) e um pelo vereador Alceu Brasinha (PTB).

Brasinha pede que seja chamado de Rua Flor-de-Lis um logradouro público não cadastrado conhecido como Beco Três na Rua Dolores Duran, Bairro Agronomia. A proposta é uma solicitação da comunidade do local. Conforme o vereador, a flor-de-lis é símbolo de poder, soberania, honra e lealdade, assim como de pureza de corpo e alma. É um símbolo usado no escotismo, na maçonaria, na alquimia e em algumas religiões”.

Loteamento Parque São Paulo

Os projetos de Dr. Thiago destinam-se a ruas do Loteamento Parque São Paulo, no extremo sul da cidade:

- Denomina Rua dos Butiazeiros o logradouro público cadastrado conhecido como Estrada Onze. Conforme o vereador, a sugestão do nome se deve ao fato de o Loteamento Parque São Paulo ser uma área circundada por mata nativa e ter quantidade em abundância dessa palmeira.

- Denomina Rua dos Jabutis o logradouro público cadastrado conhecido como Estrada Três. “Por ser o Loteamento Parque São Paulo uma área com inúmeros arroios e açudes, há ali uma grande abundância desses répteis, que costumam circular pelas ruas em perfeita harmonia com os moradores do local, que lutam pela sua preservação. Portanto, proponho denominar como Rua dos Jabutis o logradouro conhecido como Estrada Três”, afirmou.

- Denomina Rua Teiú o logradouro público cadastrado conhecido como Estrada Oito. Conforme o vereador, a vasta quantidade de Teiús no local tornou-se um dos atrativos e símbolos da região.

- Denomina Rua dos Araçás o logradouro público cadastrado conhecido como Estrada Sete. “Por ser uma área extremamente úmida e circundada por mata nativa, nele há inúmeros pés desse vegetal. Portanto, proponho a denominar Rua dos Araçás o logradouro conhecido como Estrada Sete desse Loteamento”, destacou Dr. Thiago.

- Denomina Rua Adroaldo de Souza Santos o logradouro público cadastrado como Estrada Dez. A proposta é uma sujestão dos moradores do local que o consideravam como um defensor da comunidade. “Foi presidente do Clube Piratini e da associação dos bairros Santa Anita e Chácara Menezes onde trabalhou incansavelmente em busca de melhorias para estas comunidades”, afirmou o vereador.

- Denomina Rua Lineu Barbosa dos Santos o logradouro público cadastrado conhecido como Estrada Dois. De acordo com Dr. Thiago, “por ter sido um pai zeloso e um esposo exemplar, além de um defensor da natureza da região, os moradores do local propõem a denominação da rua como Rua Lineu Barbosa dos Santos”.

- Denomina Rua Flávio Garrafielo o logradouro público cadastrado conhecido como Estrada Seis. Conforme o vereador, Flávio foi um dos primeiros moradores do Loteamento Parque São Paulo. “Por ter sido um dos pioneiros da região, custeou a urbanização da região e auxiliou os demais moradores em diversos afazeres rurais, inclusive com o empréstimo de maquinário agrícola para as lavouras”.

- Denomina Rua dos Bugios o logradouro público cadastrado conhecido como Estrada Doze. “Por ser esta uma região circundada por uma reserva de mata nativa, onde existe abundância desse primata, sugere-se a denominação da rua como Rua dos Bugios”, afirmou.

Texto: Thamiriz Rocha Amado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)