FEIRA

Promulgada inclusão do Brique da Praça Jaime Telles no Calendário Oficial

Iniciativa do vereador André Carús visa promover a ocupação do espaço publico no Bairro Santana

Movimentações de plenário. Na foto, o vereador André Carus.
Movimentações de plenário. Na foto, o vereador André Carus. (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Aprovado pela Câmara em 21 de maio, o projeto de autoria do vereador André Carús (MDB), que inclui a Feira de Artesanato, Artes Culinárias e Economia Popular da Praça Jaime Telles no Calendário de Eventos e Calendário Mensal de Atividades de Porto Alegre, foi promulgada. A Lei Municipal nº 12.451/18 está publicada no Diário Oficial do Município do último dia 5. O objetivo, conforme Carús, é expressar as artes culturais, divulgar e comercializar os produtos oferecidos no evento, realizado aos sábados, e promover a ocupação do espaço público, localizado nas imediações das Ruas Santana e Avenida Bento Gonçalves.

O vereador justifica que além de estimularem a promoção de geração de renda, as feiras de artes plásticas e artesanato – realizadas em grandes cidades do mundo – contribuem para atração turística e a ocupação de espaços públicos. “A ocupação dos espaços públicos, como praças e vias da cidade, promove iniciativas espontâneas de pequenos grupos de amigos ou familiares, cooperando positivamente para solucionar o constante problema de insegurança, pois quanto maior for a ocupação pelos cidadãos menor será a incidência de danos ao patrimônio público e ocupações irregulares”, afirma.

De acordo com a proposta, é preciso um incentivo do Poder Público para estimular a classe artística com a divulgação e exposição de suas obras ao ar livre para fácil acesso à população. Conforme o proponente, a criação de espaços como as feiras é importante para valorização da cultura local, assim como a geração de trabalho e renda. 

Com informações da Imprensa da Câmara Municipal