Plenário

Pronunciamentos em Lideranças - comissão representativa

DEFESA - Sebastião Melo (PMDB) afirmou que "o povo não elegeu um santo milagreiro para governar a cidade", referindo-se a críticas do vereador Marcelo Danéris (PT) à atual administração municipal. Conforme Melo, o prefeito José Fogaça enfrenta desafios como qualquer outro governante do país. "Há uma lógica perversa pela qual os municípios ganham cada vez mais responsabilidades sem a contrapartida do aumento dos recursos repassados pela União", disse. Melo lembrou que, quando Fogaça assumiu, a prefeitura estava no vermelho, mas ele conseguiu "entrar no azul". Melo citou entre os feitos de Fogaça a destinação de R$ 73 milhões para a Fasc, "o maior orçamento da história da instituição". (CB)

 

CIDADE I - Adeli Sell (PT) lembrou que, quando o PT estava à frente da prefeitura, João Dib (PP) alegava que aquela administração tinha superávit e que mantinha dinheiro investido em bancos em vez de investi-lo em obras necessárias. Agora, porém, continuou Adeli, Dib diz que José Fogaça recebeu a prefeitura com dívidas. "Que história é essa?", indagou. "Deixamos uma disponibilidade financeira de R$ 63 milhões", garantiu. Segundo Adeli, a atual administração manipulou números e informações no balanço das dívidas. Adeli também reforçou a afirmação do colega Marcelo Danéris (PT) de que os serviços públicos estão abandonados em Porto Alegre. (CB)

 

CIDADE II - Em resposta a Adeli Sell (PT), João Dib (PP) disse que "ele está muito emocionado com a liderança do seu partido, mas a verdade é que, em maio de 2003, a prefeitura poderia ter pago o IGP-M ao funcionalismo. "E isso não ocorreu. Mostrei na tribuna que a prefeitura não estava sendo correta com o funcionalismo, que estava sendo lesado." Dib acrescentou que o Tribunal de Contas mostrou que, naquele ano, em nenhum momento, o Orçamento atingiu o índice prudencial (54%). O líder do PP contestou o petista: "A atual administração não faz obra, diz Adeli, mas o prefeito Fogaça recebeu mais de 500 obras solicitadas pelo Orçamento Participativo e continuou a maioria delas." (JAP)

 

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

José Alfredo Possas (reg. prof. 5530)