Plenário

Proposta a concessão de Diploma de Honra ao Mérito à Abrasus

Entidade atua na defesa de pacientes do SUS e em prol do direito à saúde

Vereador Dr. Goulart na tribuna.
Vereador Dr. Goulart (PTB) é o proponente da homenagem (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Resolução nº 008/17, de autoria do vereador Dr. Goulart (PTB), que concede o Diploma de Honra ao Mérito à Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (Abrasus), entidade filantrópica que defende os direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e a garantia do direito à saúde.

Fundada em 2007, a instituição atua em ações articuladas com a sociedade, em prol do fortalecimento do conceito de cidadania e da promoção do bem-estar social, visando garantir o direito à saúde. “A principal frente de ação da Abrasus é a luta para assegurar direitos previstos na Constituição Federal, oferecendo apoio técnico e jurídico para pacientes buscarem medicamentos, cirurgias, consultas e exames que devem ser fornecidos pelo Sistema Único de Saúde”, aponta a justificativa do projeto.

Ainda de acordo com o texto da proposta, a entidade tem como lema “a luta para que o usuário do SUS tenha um atendimento mais digno e humano no que diz respeito à saúde”, visando tornar-se referência nacional pela atuação em prol da saúde da população. “Propomos a concessão da homenagem à Abrasus pelos relevantes serviços prestados nestes dez anos de atuação em prol da saúde das pessoas”, finaliza o autor.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)