Plenário

Proposta a criação de Semana de Adoção, Proteção e Bem-Estar Animal

  • Banco de alimentos para animais
    Semana dos Animais será comemorada todos os anos no começo de outubro
  • Período de Comunicações Temático sobre os 100 anos de Xico Stockinger. Na foto, vereadora Lourdes Sprenger
    Vereadora Lourdes Sprenger (MDB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria da vereadora Lourdes Sprenger (MDB) que inclui a efeméride Semana Municipal de Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, a ser realizada na semana que incluir o dia 4 de outubro.

Segundo Lourdes, a proposta de se comemorar a semana municipal da adoção, proteção e bem-estar dos animais na primeira semana de outubro prende-se ao fato de que o dia 4 de outubro já consta em calendários de eventos como o Dia Internacional da Ecologia, o Dia da Natureza e o Dia dos Animais. Além disso, no dia 5 de outubro é comemorado o Dia Internacional das Aves.

“Com a criação da Semana Municipal da Adoção, da Proteção e do Bem-Estar dos Animais, o Poder Público Municipal poderá, anualmente, na primeira semana de outubro, em conjunto com a população, desenvolver mais intensamente ações e programas que visam a proporcionar vida digna aos animais que convivem no mesmo ambiente que o ser humano. Propiciará também a participação dos alunos das escolas sediadas no município, bem como de ONGs, em atos que contribuam para a harmonia no convívio do homem com os animais”, escreve a vereadora em seu projeto.

A expectativa de Lourdes Sprenger é que a data traga conhecimento e orientações sobre a guarda responsável, proporcionando às escolas, grupos independentes de proteção e ONGs, bem como a outros órgãos do Poder Público Municipal, uma oportunidade de promover eventos relacionados ao tema, como palestras, exibição de material audiovisual e atividades lúdicas, com o objetivo de despertar a conscientização dos alunos para a necessidade de proteção aos animais.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)