Projetos

Proposta a inclusão da Semana da Inovação Escolar no Calendário

Mendes Ribeiro sugere a discussão e a adoção de ações pela inovação em escolas da capital

Movimentação de Plenário. Na foto: vereador Mendes Ribeiro
Vereador Mendes Ribeiro na Câmara Municipal (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei do vereador Mendes Ribeiro (MDB), que inclui a Semana da Inovação Escolar no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização de Porto Alegre. Este evento deve ser realizado anualmente em semana que incluir o dia 19 de outubro.

Para o vereador, a criação de uma efeméride pela inovação escolar possibilitará que o ensino seja parte das discussões do tema inovação, que estão ocorrendo em projetos paralelos em Porto Alegre. Também servirá de incentivo para o desenvolvimento de ações nas escolas para apreciação no período da semana comemorativa, instigará professores à capacitação e à aplicação de práticas pedagógicas inovadoras e será marco para congregar palestras, workshops e exposições relativas ao tema.

“Inovação é um conceito bem estabelecido, porém, em função do uso da palavra em demais segmentos de atuação, muito confunde-se com “novidades tecnológicas”. Na educação, a inovação é alicerçada em práticas pedagógicas, com ou sem o auxílio de tecnologias, que propiciem uma aprendizagem do programa curricular superior às tradicionais”, argumenta Mendes Ribeiro. “A inovação na educação não pode supervalorizar as ferramentas e desconsiderar o papel ativo do professor. Logo, inovar na educação está enraizado mais no ser humano do que no tecnológico. Mas, para que a inovação nas práticas pedagógicas ocorra, é preciso destinar espaços a ela, e não contar apenas com o protagonismo dos docentes”.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:EscolasInovação