Plenário

Proposta concede título de Cidadão ao vice-prefeito Sebastião Melo

Vereador Idenir Cecchim (PMDB) Foto: Ederson Nunes
Vereador Idenir Cecchim (PMDB) Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
Está em tramitação, na Câmara Municipal, o projeto de lei que concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao vice-prefeito da Capital, Sebastião de Araújo Melo. A proposta tem a autoria do vereador Idenir Cecchim (PMDB). Melo foi vereador de Porto Alegre em três mandatos em PortoAlegre, tendo exercido a presidência da Câmara Municipal no biênio 2008-2009. Nascido em Piracanjuba, no interior de Goiás, foi lavrador até os 15anos. Mudou-se para a capital gaúcha em 1978 e, pouco tempo depois, entrou parao MDB, seu único partido até hoje (atualmente denominado PMDB). Cursou Direito na Unisinos e nela foi presidente do CentroAcadêmico Visconde de São Leopoldo e orador da sua turma na formatura. Após aformatura, atuou como Conselheiro Estadual da OAB/RS.

Melo foi vice-presidente do PMDB no Rio Grande do Sule presidiu o PMDB de Porto Alegre por cinco anos. Em seu primeiro mandato comovereador, diz Cecchim, Melo destacou-se "como um defensor dos interesses populares e nafiscalização rigorosa dos atos do Executivo". No segundo mandato, segundo o proponente da homenagem, Melo intensificou aluta por mais justiça social, pela melhoria no atendimento à saúde, no combateao desemprego, por mais segurança e na aprovação de projetos de interesse dapopulação de Porto Alegre.

Como destaque em sua atuação pública, em 2008, presidiu o Legislativo porto-alegrense,quando foi realizado o fórum "Porto Alegre uma Visão de Futuro", quereuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir o futuro dacidade. Em 2009, foi reconduzido à presidência da Câmara porseus pares.

Conforme Idenir Cecchim, Sebastião Melo foi um vereadorde poucas leis, por considerar que já existem leis suficientes em vigor. Entreseus projetos aprovados destacam-se o que promoveu a redução gradativa dascarroças nas ruas de Porto Alegre, visando a transpor carroceiros para atividadesmais formais, poupar os cavalos de maus tratos e reduzir os riscos deacidentes; e o que regulariza construções que sofreram pequenas modificações eque, por isso, deixaram de atender às exigências da prefeitura.

Para o vereador proponente, Sebastião Melo merece a homenagem por sua destacada atuação na cidade de Porto Alegre, especialmente pelo seu trabalho enquanto vereador e, mais recentemente, como vice-prefeito da Capital, assim como pelo seu mérito enquanto cidadão, colega, pai de família e amigo.

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)