Plenário

Proposta homenageia vítimas de acidente aéreo ocorrido em 2007

Acidente com avião da TAM que decolou do Aeroporto Salgado Filho, em julho de 2007, fez 199 vítimas.

Na tribuna, vereador Clàudio Janta
Vereador Cláudio Janta (SD) é o proponente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação no Legislativo municipal o projeto que inclui a data de 17 de julho como Dia em Memória das Vítimas do Voo JJ3054 da TAM Linhas Aéreas no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. A iniciativa é do vereador Cláudio Janta (SD) e visa a homenagear as 199 vítimas fatais da tragédia, ocorrida em 17 de julho de 2007.

Na ocasião, o avião que partiu do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, não conseguiu frear durante o procedimento de pouso, excedendo o limite da pista e colidindo com um prédio da companhia e um posto de gasolina. “Desde então, homenagens em memória das vítimas são realizadas no Largo da Vida, em frente ao Salgado Filho, onde está situada a placa que homenageia as vítimas”, relata o proponente, em sua justificativa.

Janta também lembra que os familiares que perderam seus entes queridos realizam uma ação beneficente neste ano. “Quando a data marca o decênio da tragédia, parentes, amigos e entidades desenvolvem uma campanha beneficente, com arrecadação de donativos para o Instituto do Câncer Infantil, além da realização de um culto ecumênico”, destaca o vereador.

Texto: Paulo Egídio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)