Plenário

Proposta homenagem a biólogo da Smam dedicado à arborização urbana

Flávio Barcelos Oliveira trabalhou por mais de 40 anos no funcionalismo da Capital

O Secretário Municipal de Cultura, Luciano Alabarse, discutiu na Câmara a verba para o carnaval de 2017. Na foto: Vereador Adeli Sell
Vereador Adeli Sell (PT) (Foto: Carolina Andriola/CMPA)

Está em tramitação no Legislativo municipal o Projeto de Lei nº 051/17, de autoria do vereador Adeli Sell, que concede o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Flávio Barcelos Oliveira, funcionário público da Capital por mais de 40 anos. O homenageado foi técnico agrícola e biólogo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) em Porto Alegre e presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU).

Natural de Porto Alegre, Flávio formou-se técnico agrícola em 1974, ingressando, no ano seguinte através de concurso público, na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, como técnico agrícola na antiga Divisão de Praças e Jardins da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). Em 1977, o setor foi transferido pela então criada Secretaria Municipal do Meio Ambiente e, em três anos, o homenageado promoveu o plantio de mais de 20 mil árvores nas vias públicas.

Nos anos seguintes, ele integrou diversos cargos na administração pública, chegando à chefia da Gerência Técnica da Zona Norte e da Zonal Extremo Sul da Smam. Em 2011, novamente aprovado em concurso, Flávio Barcelos Oliveira foi nomeado biólogo da Smam. “Ao longo de sua trajetória profissional, Flávio participou de importantes contribuições para a cidade, como a elaboração do Atlas Ambiental de Porto Alegre e do Plano Diretor de Arborização Urbana”, destaca o proponente da homenagem.

Ainda de acordo com a justificativa, o homenageado participou das implantações dos Parques Moinhos de Vento, Marinha do Brasil, Harmonia (Maurício Sirotsky Sobrinho) e Mascarenhas de Moraes, além de ser um dos fundadores e presidente, de 2001 a 2003, da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). Após mais de 40 anos de atuação, Flávio Barcelos Oliveira decidiu aposentar-se do serviço público neste ano de 2017, motivando a proposição da honraria. “Trata-se de pequena e singela homenagem ao servidor que se dedicou a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, com a implantação de parques e o plantio de milhares de árvores nas ruas de nosso Município”, afirma Adeli Sell.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)