Plenário

Proposta homenagem a idealizador de campanha do agasalho judaica

Movimentação de Plenário. Na foto: vereador Valter Nagelstein
Valter Nagelstein (PMDB) é o autor da proposta de homenagem (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Resolução nº 060/16, de autoria do vereador Valter Nagelstein (PMDB), que concede Diploma de Honra ao Mérito ao professor Ilton Gitz, um dos idealizadores e promotores da campanha do agasalho Iom Mitzvah (Dia da Caridade), organizada desde 2012 pela comunidade judaica de Porto Alegre.

De acordo com o autor, o homenageado e o rabino Daniel Presman, ambos professores do Colégio Israelita Brasileiro, são “destacados ativistas sociais” que coordenam o aluguel de caminhões e carros de som para percorrer ruas do Bairro do Bom Fim e arredores, arrecadando roupas e cobertores para a campanha do agasalho da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. “Eles reúnem entidades da comunidade judaica e outras com ela identificadas, motivando mais de uma centena de jovens a participar da jornada”, destaca Nagelstein, em sua justificativa.

Ainda segundo o proponente, com o passar dos anos, as campanhas e os resultados tornaram-se cada vez maiores. “Em 2016, a campanha do agasalho Iom Mitzvah reuniu mais de 200 voluntários e coletou mais de 40 mil peças de roupas em um único dia”, aponta o vereador, dizendo que a mobilização “evidencia que o poder para mudar as coisas está dentro de cada um de nós”. Valter Nagelstein explica que o reconhecimento a Ilton Gitz tem o intuito de recompensar seu “exemplo de compaixão e de solidariedade”.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)