Plenário

Proposta homenagem ao arquiteto Hermes Teixeira da Rosa

Vereador Luciano Marcantônio
Vereador Luciano Marcantônio (PTB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Tramita no Legislativo municipal o projeto de Lei de autoria do vereador Luciano Marcantônio (PTB) que concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao arquiteto e ex-funcionário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul Hermes Teixeira da Rosa. Nascido no município de Nonoai (RS), o homenageado mudou-se para a Capital gaúcha em 1980.

Conforme o projeto, assim que chegou em Porto Alegre, Hermes fez trabalho voluntário de atendimento a pessoas doentes que buscavam atendimento nos hospitais do município. Ele visitava os pacientes e, após, informava seus familiares sobre o andamento dos tratamentos, já que a maioria não possuía condições de manter um acompanhante na Capital. Em sua carreira como arquiteto, trabalhou no Grupo Habitasul e, após, passou no concurso público da Assembleia Legislativa, sendo chamado em 1986.

Ainda segundo a proposta, ao trabalhar na Casa Legislativa por 28 anos, Hermes ocupou diversas posições de destaque. Foi diretor de engenharia - realizando o trabalho de padronização dos gabinetes parlamentares – e presidente do Centro dos Funcionários da instituição, onde idealizou eventos filantrópicos e criou o CTG Leopoldo Rassier, que se instala, anualmente, no Acampamento Farroupilha.  

O homenageado participou também de outros projetos importantes, como o “Caminho da Soberania”, que homenageia Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, a construção de um memorial em homenagem a Luís Carlos Prestes e a instalação da estátua de Brizola entre a Catedral Metropolitana de Porto Alegre e o Palácio Piratini. “Por todos os relevantes serviços prestados e pela continuidade de seu compromisso com a cidade, o arquiteto Hermes Teixeira da Rosa merece receber o título de Cidadão de Porto Alegre”, afirma o vereador proponente da homenagem.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)