Plenário

Proposta homenagem ao jornalista Juremir Machado da Silva

  • Juremir Machado na tribuna da Câmara Municipal de Porto Alegre
    Juremir é doutor em Sociologia da Cultura pela Universidade Paris Descartes (Foto: Camila Domingues)
  • Vereador Engenheiro Comassetto na tribuna
    Vereador Engenheiro Comassetto (PT) é o proponente (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o Projeto de Resolução nº 050/16, de autoria do vereador Engenheiro Comassetto (PT), que concede o Diploma de Honra ao Mérito ao jornalista e professor Juremir Machado da Silva. Conforme o autor, a homenagem se deve ao fato de Juremir garantir uma “opinião crítica” na imprensa e na mídia. “Ele não é isento e não se isenta de fazer um debate necessário sobre a transformação do papel da mídia na sociedade”, justifica o proponente.

Nascido em Santana do Livramento (RS), o homenageado é formado em Jornalismo e História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), além de possuir mestrado em Sociologia da Cultura e doutorado em Sociologia da Cultura pela Universidade Paris Descartes. Atualmente, é professor titular da Pucrs, onde coordenou, de 2003 a 2014, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

Juremir já trabalhou como colunista e correspondente internacional no jornal Zero Hora e repórter na revista Isto É. Atualmente, publica uma coluna diária no jornal Correio do Povo e apresenta o programa Esfera Pública, na Rádio Guaíba. “Nos espaços de que dispõe, Juremir defende com firmeza a democracia, denunciando os golpes de estado que mancharam a história brasileira”, expõe o texto do projeto, afirmando que é necessário discernimento, em um momento que “a mídia brasileira oligopolizada torna hegemônico o pensamento conservador”.

O autor da proposta ressalta ainda que, com inteligência e independência, Juremir Machado da Silva “desmonta os sofismas de doutrinas arcaicas que tentam apresentar-se como uma nova ideia”. “Cada vez mais, Porto Alegre precisa de jornalistas que debatam uma mídia que não manipule a informação e que pode ter lado, seja ele qual for, porém com a devida explicação de que se trata de uma opinião, e não de uma informação”, completa o parlamentar em sua justificativa.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)