Plenário

Proposta homenagem aos cruzeiristas da Associação Veleiros do Sul

Homenagem aos 88 anos da Instituição BenefiCente Coronel Massot (IBCM). Na foto: Presidente da CMPA, vereador Cássio Trogildo na tribuna do plenário.
Vereador Cassio Trogildo (PTB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Resolução nº 041/16, de autoria do presidente da Casa, vereador Cassio Trogildo (PTB), que concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Veleiros do Sul Associação Náutica Desportiva. O proponente enfatiza a homenagem aos cruzeiristas, pelo cultivo da tradição marinheira. A honraria é concedida a pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado meritoriamente junto à sociedade porto-alegrense.

De acordo com o texto do projeto, os primeiros veleiros avulsos do estado navegavam em torno das ilhas do Delta do Rio Jacuí e, desde cedo, buscavam novos horizontes. “Em 13 de dezembro de 1934, eles fundaram o Veleiros do Sul Associação Náutica Desportiva, que, até 1977, foi o único clube náutico capaz de abrigar com segurança barcos de cruzeiro em Porto Alegre”, atesta.

Em junho de 1956, foi fundado o Grupo de Cruzeiristas na associação. “O grupo de veleiros amadureceu a ideia da institucionalização do Grupo de Cruzeiristas, congregando os comandantes, os tripulantes e os barcos de cruzeiro e regatas”, explica o autor da homenagem, que destaca o cultivo à tradição marinheira como sua principal justificativa.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)