Plenário

Proposta quer placas para divulgação de telefones úteis

Vereador Cláudio Janta (SDD) Foto: Josiele Silva
Vereador Cláudio Janta (SDD) Foto: Josiele Silva (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Uma proposta que objetiva a instalação de placas contendo osnúmeros de telefones úteis nas vias da Capital, de autoria do vereador CláudioJanta (SDD), tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre. Conforme a justificativa do parlamentar, aintenção é a de ampliar o acesso a serviços de urgência e emergência, colocando-osà disposição dos cidadãos.

“A proposta tem caráter educativo, uma vez que difunde osnúmeros telefônicos dos serviços de urgência e emergência, e informativo, umavez que serve de consulta para os cidadãos de Porto Alegre e para os turistasque deles necessitem”, ressalta no texto de apresentação do projeto.

De acordo com Janta, isso também deverá descongestionar asligações feitas para o número 190, da Brigada Militar, já que, segundo overeador, muitas pessoas, por não lembrarem o número dos outros serviços, acabampor sobrecarregar a linha de urgência da polícia militar.

O projeto determina a colocação de placas, em vias de grandecirculação de pedestres e veículos, juntamente com as placas de identificaçãode vias e logradouros, informando os números de telefone de utilidade públicano Município.

Pelo projeto, fica determinado ao Executivo a instalação dasplacas em ruas e avenidas de grande circulação de pedestres e veículos,juntamente com as placas de identificação de vias e logradouros, informando os númerosde telefone da Brigada Militar; do Serviço de Atendimento Médico de Urgência(Samu); do Corpo de Bombeiros; da Polícia Civil; da Defesa Civil; e do Serviçode Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon). A proposta orienta,ainda, que, “se possível, as placas referidas no caput deste artigo deverão sercolocadas a cada 200 metros”.


Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)