Projetos

Proposta solicita Troféu Câmara Municipal ao senador Paulo Paim

Projeto de lei do Engº Comassetto está em tramitação no Legislativo da capital

  • Movimentação de plenário
    Plenário Otávio Rocha em dia de sessão (Foto arquivo) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • O Secretário Municipal de Saúde, Pablo Stürmer, comparece à Câmara Municipal. Na foto, vereador Engenheiro Comassetto
    Vereador Comassetto na Câmara Municipal de Porto Alegre (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução do vereador Engº Comassetto (PT), que concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao senador Paulo Renato Paim. O homenageado nasceu em Caxias do Sul, em 15 de março de 1950, foi metalúrgico e, na década de 1980, presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e a Central Estadual de Trabalhadores, além de ter sido Secretário-Geral e Vice-Presidente da CUT Nacional.

Congressista há mais de 30 anos, Paim foi eleito deputado constituinte e deputado federal por mais de três mandatos. Como senador, cumpre o terceiro mandato. “Em sua vida, passou por experiências marcantes, como a representação do Congresso Nacional na África do Sul, exigindo a libertação de Nelson Mandela. Também esteve em missão de paz na Nicarágua, em plena guerra, e no Uruguai, exigindo a liberdade de Universindo Diaz e Lilian Celiberti, que foram sequestrados pela repressão no Brasil”, lembra Comassetto.

“A luta da Assembleia Nacional Constituinte foi um dos marcos de sua história. Foi deputado federal por quatro mandatos e, em 2003, assumiu a vaga de senador. Parlamentar destacado por sua defesa de aposentados, pensionistas e minorias, atuou como vice-presidente da Casa por dois anos e, no biênio 2007-2008, assumiu a Presidência da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa”, complementa o vereador.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)