Projeto

Proposto o nome de Nico Fagundes para o Acampamento Farroupilha

Nico Fagundes Foto: Ederson Nunes
Nico Fagundes Foto: Ederson Nunes
Falecido em junho de 2015, o tradicionalista, cantor e compositor Antônio Augusto Fagundes, mais conhecido como Nico Fagundes, deve ter seu nome eternizado de mais uma maneira. Além das músicas, gravações e obras de folclore, Nico poderá estar presente também no nome do Acampamento Farroupilha. É o que pretende o vereador Dinho do Grêmio (DEM) por meio do projeto de lei número 166, de 2015, que modifica o nome do tradicional local de festejo gaúcho para Acampamento Farroupilha Nico Fagundes. A proposta tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Nascido em 1934 no interior da cidade de Alegrete, cidade pela qual anos mais tarde Nico se derramaria em saudade no seu memorável "Canto Alegretense", o ídolo tradicionalista viveu a primeira fase de sua vida no campo. Em 1950, com apenas 16 anos, ele iniciou sua trajetória no ramo jornalístico. Primeiro veio a Gazeta de Alegrete, depois a Rádio ZYE 9 - Rádio Alegrete, onde apresentava programas humorísticos e gauchescos.

Ainda naquela década, em 1954, Nico muda-se para Porto Alegre, onde se aproxima do Centro de Tradições Gaúchas 35 na condição de poeta. A partir daí, a carreira dele prospera em meio a estudos sobre o folclore local, a literatura e, claro, a música. Formado em Direito, pós-graduado em História do Rio Grande do Sul e Mestre em Antropologia Social, Antonio Augusto Fagundes era respeitado como autoridade em folclore gaúcho, história do Rio Grande do Sul, Antropologia, religiões afro-gaúchas, indumentária gauchesca, cozinha gauchesca e danças folclóricas.

O amplo reconhecimento público se consolida a partir de 1982, quando começa a apresentar o programa Galpão Crioulo, da RBS TV, que exibia músicas e costumes tradicionais do Rio Grande do Sul. Nico ocupou o posto de apresentador da atração dominical por mais de 30 anos.

Texto: Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)