Cultura

Prorrogadas as inscrições para o Salão de Artes da Câmara

Artistas visuais gaúchos ou que residam no Rio Grande do Sul podem se inscrever até o dia 19 de junho

  • 21° Salão de Artes
    A edição anterior foi realizada em 2016 no Legislativo da Capital (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Inscrições do 22º Salão de Artes da CMPA são prorrogadas até data citada.
    Cartaz da prorrogação do evento
A Câmara Municipal de Porto Alegre prorrogou, até o dia 19 de junho, o período de inscrições para o seu 22º Salão de Artes Plásticas, que será realizado em setembro deste ano, como parte das comemorações dos 245 anos do Legislativo. Podem participar artistas maiores de 18 anos nascidos no Rio Grande do Sul ou que residam no Estado há pelo menos cinco anos, com obras de temática livre produzidas no máximo dois antes da divulgação oficial do regulamento do evento e não-premiadas em outros certames. 

O objetivo do Salão é incentivar, apresentar e divulgar a produção contemporânea de artes visuais, em modalidades de pintura, desenho, gravura, fotografia, escultura, cerâmica, objeto, instalação, arte digital, vídeo, entre outras, por meio de seleção, premiação e posterior exposição nos espaços do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal.

As inscrições devem ser feitas por meio da entrega de portfólio (sem qualquer elemento de identificação do candidato) e demais documentos exigidos no regulamento e seus anexos (ficha de Inscrição, autorização de uso de imagem e carta de anuência). O regulamento está disponível no link https://memorial.camarapoa.rs.gov.br/22o-salao-de-artes-plasticas/

Cada artista pode inscrever-se em até duas modalidades, devendo apresentar, obrigatoriamente, inscrições individualizadas para cada uma delas. Em cada modalidade, precisam ser inscritos, obrigatoriamente, três trabalhos, exceto para instalação, performance e vídeo-arte. O material de inscrição deve ser entregue na Seção de Memorial, no térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255), de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 11h30min e das 13h30min às 17 horas. São aceitas inscrições por via postal para o endereço constante no edital, desde que cheguem ao Memorial da Câmara até, no máximo, o dia 19 de junho. Informações: (51) 3220-4318.

Premiação

O 22º Salão de Artes Plásticas concederá um Prêmio Aquisição no valor de R$ 9 mil e cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade no valor individual de R$ 2,5 mil. Poderão haver Menções Honrosas, a critério da Comissão de Seleção e Premiação. A cerimônia de premiação será realizada na abertura oficial do evento, marcada para as 19 horas do dia 4 de setembro. A exposição das obras premiadas e selecionadas ficará aberta à visitação de 5 de setembro a 5 de outubro de 2018.

História

Idealizado pelo ex-vereador, escritor e jornalista Josué Guimarães (1921-1986), o Salão da Câmara foi criado por uma lei municipal em 1952. Inicialmente aberto apenas aos artistas gaúchos, funcionou até 1960, sendo reativado em 1988, quando passou a aceitar a participação de candidatos de outros Estados e países. É realizado a cada dois anos, nos anos pares, firmando-se como espaço de exibição para a arte contemporânea do Rio Grande do Sul.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062