Plenário

Próstata: Novembro Azul lançado na Câmara Municipal

Urologista Marcos Ferreira falou sobre prevenção ao câncer de próstata Foto: Ederson Nunes
Urologista Marcos Ferreira falou sobre prevenção ao câncer de próstata Foto: Ederson Nunes
“O exame de toque é rápido e simples, mas é eivado de preconceito, e este preconceito tem ceifado a vida de muitos homens.” Esta foi uma das afirmações feitas pelo médico urologista Marcos Ferreira, que participou da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, no período de Comunicações Temáticas, na tarde desta quinta-feira (7/11). Ferreira esteve no Legislativo, a convite da vereadora Luiza Neves (PDT), para lançar o Novembro Azul, campanha de prevenção promovida pelo Instituto Nacional da Próstata.

Conforme Ferreira, o preconceito contribui para que muitos homens tenham um diagnóstico tardio desta doença. “Com o atraso se perde a chance de cura”, lamentou o médico. “Mas podemos transformar isso com muita informação.” Ferreira disse que anualmente são registrados 60 mil casos de câncer de próstata. Contudo, saliento haver uma perspectiva de que 85% dos casos estão fora das estatísticas. “Isso explica porque muitos homens, 43%, chegam ao diagnóstico com a doença já avançada”. 

Ferreira lembrou que o câncer de próstata registra gastos anuais de R$ 100 mil na prevenção e de R$ 10 milhões em tentativas de manter vivos homens com a doença em estágio avançado, “por mais uma média de 20 meses”. O médico salientou que estes números podem ser modificados: “Poderíamos ter cura se tivéssemos chegado no momento certo. A luta que o Instituto da Próstata vem desenvolvendo tem como objetivo oferecer mais vida”, explicou. “Há chance de cura, mas é preciso chegar no momento certo, e isso só com conscientização”, finalizou.

Na mesma oportunidade também foi instalada, na Câmara Municipal de Porto Alegre, a Frente Parlamentar do Idoso, que será presidida pela vereadora Luiza Neves (PDT).

Vereadores

Luiza Neves (PDT) destacou a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso, da qual foi a proponente em conjunto com os vereador Waldir Canal (PRB) e Mário Fraga (PDT). A vereadora também falou da importância da prevenção do câncer de próstata e, neste sentido, afirmou que “tão importante quanto o Outubro Rosa é o Novembro Azul”.
 
Mário Fraga (PDT) elogiou a palestra do urologista Marcos Ferreira e defendeu a necessidade de chamar a atenção para a prevenção ao câncer de próstata. “Mesmo que o assunto nos assuste, ele é muito importante”, afirmou o vereador, que também saudou a iniciativa de criar uma Frente Parlamentar em Defesa do Idoso.
 
Waldir Canal (PRB) disse que “este é um momento importante de reflexão, tanto com relação ao câncer quanto à questão do idoso”. Para o vereador, a longevidade só acontece com prevenção, ajuda e qualidade de vida. Canal lembrou da dificuldade de muitos homens em fazer o exame preventivo. “A questão da próstata envolve muito machismo, mas não podemos esquecer que se for diagnostica precocemente o câncer pode ser tratado”, garantiu. Ao final, o vereador ressaltou a Importância da Frente Parlamentar em defesa do Idoso e afirmou que Porto Alegre teve avanços, especialmente com a criação da Secretaria Adjunta do Idoso.
 
Elizandro Sabino (PTB) fez referência à importância das campanhas de prevenção ao câncer, tanto para o público feminino quanto para o masculino, defendendo que é preciso criar uma guerra contra a doença. Sabino também elogiou a criação da Frente Parlamentar de Defesa do Idoso, alertando para a necessidade de ampliar as políticas públicas de inclusão desta faixa etária.

Textos: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
           Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)