Sessão solene

PUC recebe homenagem pela pesquisa em geriatria e gerontologia

Proposta por Aldacir Oliboni (PT), Universidade recebeu Diploma Honra ao Mérito.

  • Sessão Solene de outorga de Diploma de Honra ao Mérito à PUCRS pelo seu trabalho realizado no Instituto de Geriatria e Gerontologia.
    Newton Luiz Terra recebe troféu entregue por Aldacir Oliboni (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga de Diploma de Honra ao Mérito à PUCRS pelo seu trabalho realizado no Instituto de Geriatria e Gerontologia. Na foto, o diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, professor doutor Newton Luiz Terra.
    O diretor do Instituto de Geriatra, Newton Luiz Terra, agradeceu a homenagem em nome da PUCRS (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre outorgou o Diploma Honra ao Mérito à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) pelo trabalho do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Universidade. Participaram da cerimônia o vereador proponente Aldacir Oliboni (PT) e João Carlos Nedel (PP), que presidiu o ato. Compuseram a mesa a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da PUCRS, professora Carla Denise Bonan, o diretor do Instituto de Geriatra, Newton Luiz Terra, o ex-reitor da instituição Joaquim Clotet e o fundador do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, Yukio Morigughi. O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues também se fez presente.

Segundo João Carlos Nedel, a honraria é tão importante que o vereador proponente só pode entregar esse título em quatro oportunidades por legislatura. Para Nedel, o Instituto acompanha as transformações psicossociais da sociedade moderna. Ele destacou a importância da pesquisa da PUC em favor da velhice de qualidade, prolongando a vida das pessoas.

O vereador proponente, Aldacir Oliboni, saudou os participantes do evento. Ele destacou a importância do Diploma Honra ao Mérito. Para ele, a PUC foi merecedora da outorga por entender a importância do envelhecimento biológico. Oliboni lembrou que o Instituto está em atividade desde 1975, tendo realizado mais de 100 mil atendimentos, produzido 3 mil pesquisas e 800 publicações científicas sobre a velhice, realizando ainda atividades desportivas, culturais e de troca de informações. 

De acordo com o proponente, em 2030, 19% da população será formada por pessoas com mais de 60 anos, e Porto Alegre já é a capital brasileira em termos de população idosa, pois 15,4% de seus habitantes ultrapassaram os 60 anos. ”Por conta desses números fica clara a importância do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS”, complementou Oliboni. 

O diretor do instituto, professor Luiz Terra, observou que a PUCRS completa 70 anos em 2018 e o instituto, 45 anos, aprendendo a ensinar e transmitir conhecimento. Ele atribuiu a criação da área de geriatria e gerontologia da Universidade ao ex-reitor José Otão e ao professor Moriguchi. “Foi a grandeza de um médico japonês e de um religioso brasileiro que resultaram na concretização dessa obra. Conforme o diretor, o Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS mantém intercâmbio científico com as universidades do Porto e de Lisboa, em Portugal, de Milão (Itália) e Lausanne (Suíça). 

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)