Plenário

Qualificação de gestão contribui com ONGs, afirma a Parceiros Voluntários

Organização Não-Governamental promove programa de formação de gestores há 22 anos

  • Período de Comunicações Temático para tratar sobre a ONG Parceiros Voluntários. Na foto, ao microfone, o coordenador executivo da Ong no Estado
    Guilherme Borba também destacou necessidade de desenvolvimento de cidadania com jovens (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações Temático para tratar sobre a ONG Parceiros Voluntários.
    Vereador Valter Nagelstein cumprimentou Parceiros Voluntários pelos programas promovidos (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Com 22 anos de atuação no Rio Grande do Sul, e tendo sua matriz em Porto Alegre, a Organização Não-Governamental (ONG) Parceiros Voluntários, em uma de suas atividades, já qualificou mais de 20 mil dirigentes de outras organizações que atuam junto a sociedade civil. Esta foi uma das informações trazidas à Câmara Municipal da capital na tarde desta quinta-feira (10/10) por Guilherme Borba, coordenador-executivo da entidade. O dirigente falou ao plenário do Legislativo, por sugestão do vereador Valter Nagelstein (MDB), no período de Comunicações Temáticas da sessão ordinária desta tarde.

“Qualificar a gestão de organizações traz resultados muito positivos”, afirmou Borba em sua explanação. “A atuação é diferente no voluntariado, e a qualificação de gestão dá possibilidade de perenidade das organizações”, completou o coordenador da Parceiros. Ao colocar o programa à disposição de vereadores e vereadoras, ele lembrou que a ONG dispõe de mais de 700 horas/aula de metodologia sobre este tema. “O terceiro setor acredita de forma incomum no desenvolvimento humano. Com uma boa gestão, se consegue atender melhor o usuário e transformar vidas”, disse ainda ele.

Além da qualificação, Borba citou ao plenário da Câmara Municipal o Programa Educação para a Cidadania, promovido pela Parceiros Voluntários em educandários. O objetivo, como explicou, é gerar oportunidade de que jovens, com a cultura local, empreendam ações transformadoras em seu meio. “Com o protagonismo infanto-juvenil, eles fazem o diagnóstico de problemas locais, o planejamento e a execução de ações”, destacou. “As crianças, num futuro próximo, farão muita diferença”, afirmou igualmente ele. Este programa também foi sugerido e colocado à disposição de vereadores que trabalham junto a creches e escolas.

Caminho

“A maior parte dos vereadores, senão a totalidade, faz trabalho voluntário”. Ao fazer esta afirmação e saudar a presença da Parceiro Voluntários na sessão da Câmara Municipal, Valter Nagelstein lembrou a importância do trabalho de capacitação desenvolvido pela ONG, o qual possibilita que diversas outras entidades possam desenvolver seu trabalho, sejam de voluntariado com seres humanos, animais ou pelo meio-ambiente. “O trabalho do terceiro setor é uma porta por onde encontrar o caminho do bem”, disse ainda o vereador, em referência ao Programa Educação para a Cidadania. “Quando se consegue resgatar jovens que podem ser aliciados por um mundo que não se quer, se constrói um pouco do mundo de Deus na terra”.

Também saudaram a Parceiros Voluntários e os programas apresentados ao plenário os vereadores Adeli Sell (PT), Márcio Bins Ely (PDT), Lourdes Sprenger (MDB), Prof. Alex Fraga (PSol), Cassiá Carpes (PP), Dr. Humberto Goulart (PTB), e Cláudia Araújo (PSD).

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)