Sessão Solene

Rádio da Ufrgs recebe homenagem pelos seus 60 anos

  • Sessão Solene em Homenagem aos 60 anos da Rádio Universidade - UFRGS. Na foto, a vereadora Fernanda Melchionna, proponente da homenagem.
    Vereadora Fernanda destacou importância da emissora na história da Ufrgs (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Sessão Solene em Homenagem aos 60 anos da Rádio Universidade - UFRGS.
    Representantes da Ufrgs com os vereadores Fernanda e Prof. Alex na sessão solene (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

Foi realizada, na Câmara Municipal de Porto Alegre, sessão solene em homenagem aos 60 anos da Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A comemoração, que teve início às 15 horas desta sexta-feira (17/11), foi proposta pela vereadora Fernanda Melchionna (PSol) e dirigida pelo vereador Prof. Alex Fraga (PSol).

Fernanda destacou sua felicidade em realizar a homenagem, por duas razões. A primeira, pela história da Rádio da Universidade, que foi a primeira estação de rádio estudantil do Brasil, "e sempre estimulando a produção independente". A segunda, pelo símbolo que esta emissora representa nos dias atuais, quando se destacam cortes de verbas na educação. A vereadora disse ser importante reconhecer essa história e valorizar os aspectos culturais que colaboram para o exercício da cidadania. “Vida longa à nossa Rádio da Universidade! Muita luta, muita defesa e muita união”, acrescentou.

André Iribure Rodrigues, na função de representante do reitor da Ufrgs e secretário de Comunicação Social da universidade, declarou não ter como falar sobre toda a história da Rádio da Universidade. Destacou, entretanto, momentos importantes de sua existência e lembrou que a emissora começou suas atividades como um trabalho experimental, em 18 de novembro de 1957, por meio da iniciativa de professores. "Seguiu, desde então, tencionando situações, como é o papel de um veículo de comunicação pública".

Atualmente, a Rádio possui 60 mil ouvintes, número alcançado por causa da sua plataforma na internet. O representante da Ufrgs informou ainda que ela figura no Projeto de Patrimônio Histórico pela primeira vez. “A Rádio está a serviço da comunidade acadêmica, mostrando-se um resultado positivo do investimento no ensino público no país”, declarou. Relembrou, por fim, a importância da Rádio, visto o momento atual, que é de contingência de verba em diversos setores.

Após a apresentação de um vídeo comemorativo, em nome da Câmara Municipal foi entregue a Rodrigues um diploma em homenagem aos 60 anos da Rádio da Universidade.

Estiveram presentes, também, o pró-reitor de pós-graduação, professor Celso Loureiro Chaves, o diretor do Centro de Teledifusão Educativa, André Luís Prytoluk e a diretora da Rádio da Universidade, jornalista Cláudia Petersen Heinzelmann.

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)