Presidência

Recicladores apontam falta de material nas Unidades de Triagem

Presidencia recebe recicladores de Lixo.
Recicladores também reclamaram do atraso nos pagamentos (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Atendendo solicitação do vereador André Carus (MDB), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Valter Negelstein (MDB), recebeu na tarde desta terça-feira (22/05) representantes de 15 Unidades de Triagem (UT) de coleta seletiva de lixo da Capital. Na oportunidade, relataram atraso nos pagamentos e dificuldade na fiscalização, por parte da Prefeitura, do material que chega nas Unidades, além de cargas inadequadas.  

De acordo com a representante da Cooperativa de Educação Ambiental e Reciclagem (Cear) Sepé Tiaraju, localizada no Bairro Navegantes, Nubia Vargas, o material que chega naquela Unidade é de baixa qualidade, imprópria para seleção. “O que chega para nós é quase inviável, vem misturado com lixo orgânico”, disse ela ressaltando que chega a desconfiar que o material é desviado no caminho das Unidades. “Nunca foi tão ruim para nós, catadores.”

Já para Antônio Matos, coordenador do Fórum de Unidades de Triagem, considera que falta participação dos órgãos competentes junto as UTs. “Ultimamente temos recebido cinco cargas a cada três dias, o que é completamente insuficiente.” Disse ainda que, em algumas Unidades, a falta de repasse financeiro chega a oito meses. “Não estamos brincando, precisamos ser ouvidos.”

O diretor do DMLU, Rene de Souza, explicou que "no início deste governo foi feita uma revisão de todos os contratos, o que acabou gerando alguma demora no andamento dos processos". Ele lembrou também que somente em 2017 o DMLU trocou quatro vezes a Diretoria Geral. “Isso atrapalhou o processo de continuidade, inclusive no repasse financeiro, pois sem os contratos não temos como fazer pagamentos.” Souza falou que o DMLU depende da Secretaria da Fazenda do Município para efetuar os pagamentos. “Não temos autonomia, pois 99% da verba vem da Fazenda, via arrecadação da Taxa de Lixo.”

O diretor ressaltou também que foram identificadas irregularidades em documentações em algumas Unidades. “É preciso lembrar que isso atrapalha no repasse financeiro.” Souza agendou para amanhã (23/5) um encontro, na sede do DMLU, com representantes de algumas UTs, quando discutirão a situação dos convênios. “Vamos ver caso a caso”, prometeu ele.

Para o vereador Carus, é preciso que haja conscientização na regularização da documentação junto às Unidades. “Só assim poderemos ser parceiros e começar a ajustar um cronograma de regularização junto ao Executivo.” No final do encontro, Nagelstein propôs uma reunião para a próxima terça-feira (29/5), no Legislativo Municipal, às 15 horas. “Espero que até lá vocês já tenham uma posição junto ao DMLU e chamaremos também representantes da Cootravipa para tratarmos dos repasses financeiros.”

Texto: Regina Andrade (reg, prof. 8.423)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)