Plenário

Rejeitada indicação de faixa para coletivos na Ipiranga

Sugestão ao Executivo era do vereador Marcelo Sgarbossa

Parada de ônibus
Proposta buscava priorizar o uso de ônibus e lotações (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Nesta segunda-feira (20/6), o plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre rejeitou a proposta de Indicação que sugere a implantação de faixas exclusivas para o transporte coletivo (ônibus e lotação) ao longo de toda a Avenida Ipiranga, desde a Avenida Borges de Medeiros até a Avenida Antônio de Carvalho, em ambos os sentidos (Leste-Oeste/Oeste-Leste). A proposta do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) - que recebeu 5 votos a favor, 12 contra e uma abstenção - buscava incentivar o uso do transporte público. “A Avenida Ipiranga é uma das vias de maior circulação de veículos na Capital. Nela, estão localizados grandes centros comerciais e instituições universitárias, como a Ufrgs e a Pucrs”, justifica o parlamentar.

Sgarbossa salienta que as faixas exclusivas para ônibus e lotações permitem maior fluidez na circulação viária do transporte coletivo, além de serem de fácil implantação. “Isso vai garantir uma maior regularidade no cumprimento dos horários, com a diminuição do tempo de duração das viagens e de espera para os passageiros que aguardam nas paradas. Desta forma, mais pessoas serão incentivadas a utilizar o transporte público, o que poderá também reduzir o número de veículos particulares trafegando pela via”, ressalta.

O vereador lembra, ainda, que a própria Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reconheceu os bons resultados da implantação da faixa exclusiva na Zona Sul, onde as viagens das 45 linhas que circulam no local, nos horários de pico, tiveram uma redução média no tempo das viagens de 27%. “Convém mencionar que iniciativas semelhantes já estão em andamento na cidade de São Paulo, que implantou as faixas exclusivas com sucesso, aumentando a velocidade média do transporte coletivo em 68%.”

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)