Comissão

Relatório de Gestão da Saúde do 1° quadrimestre é apresentado aos vereadores

Audiência Pública para apresentação do Relatório de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde do 1º Quadrimestre de 2019. Na foto, o Secretário-Adjunto Natan Katz, o Secretário Municipal da Saúde, Pablo Stürmer e os vereadores André Carús, José Freitas, Hamilton Sossmeier e Nelcir Tessaro.
Secretário apresentou dados em reunião na Câmara hoje de manhã (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Em Audiência Pública realizada na manhã desta terça-feira (28/9) no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, o secretário de Saúde da Capital, Pablo Stürmer, apresentou aos vereadores que compõem a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) o Relatório de Gestão da Saúde do 1º Quadrimestre de 2019. Na oportunidade foram apresentadas ações, diagnóstico e planejamento dos serviços da rede municipal de saúde. 

Durante a apresentação, o secretário, que esteve acompanhado do secretário adjunto, Natan Katz, ressaltou que os dados apresentados são resultados de ações que se iniciaram em 2017, com o então secretário Erno Harzheim. “Nós demos continuidade e obtivemos bons resultados”, disse Stümer, enfatizando que para tal foi feito um processo seletivo interno e que toda movimentação é fruto de trabalho coletivo. 

Stümer informou que das 19 obras previstas para 2019, seis foram construídas, três estão em execução, oito em fase de elaboração de projeto e sete em licitação. Quanto à informatização, falou que a mesma possibilitou que o SUS fosse implantado 100% nas unidades de saúde. Sobre consultas realizadas nas 140 Unidades de Saúde de Atenção Primária à Saúde por cirurgião dentista, enfermeiro e médico, disse que houve um acréscimo em relação ao quadrimestre anterior, totalizando 628.702 atendimentos. “Foram 357.097 atendimentos médicos, 214.271 procedimentos via enfermeiros e 57.334 com cirurgiões dentistas”. No quadrimestre anterior foram 528.640, segundo comunicou. Quanto a exames especializados, enfatizou que foram feitos 42.971. 

O secretário falou também sobre a Atenção Domiciliar – Produção do Programa Melhor em Casa. Disse que foram 6.802 visitas no período e 408 novas admissões de pacientes egressos de hospitais. Quanto a atendimentos realizados pelo SAMU, ressaltou que houve um acréscimo em torno de 10%.  Sobre internações hospitalares aumento foi de 55,77% em relação 42,59% no quadrimestre anterior com pacientes de Porto Alegre. Quanto ao sarampo, Stümer enfatizou que foram encerradas em 100% as notificações de casos suspeitos. “Hoje não temos nenhuma investigação em andamento”, disse ele. 

No final da apresentação, o secretário destacou ainda que no período a Prefeitura ampliou o sistema de monitoramento do Aedes Aegypti, reforçou a integração da saúde mental e atenção primária, além de instituir política de assistência farmacêutica. “Isso somente no mês de janeiro deste ano”, comunicou. Em fevereiro, segundo ele, mereceram destaque o projeto que ampliou os serviços em farmácias públicas e privadas, apresentação do plano de enfrentamento da tuberculose e o início da construção da nova unidade de saúde Morro dos Sargentos. Já a quarta unidade de saúde 24 horas foi entregue aos porto-alegrenses em março, conforme disse o secretário. Em abril foi lançado o edital para ampliar atendimento em serviços de saúde, inovações na atenção primária na Capital. “Que servirá de modelo para todo o Brasil”, enfatizou Stümer, lembrando também que a partir deste mês as unidades de saúde começaram o rastreamento de câncer intestinal.

Compareceram à Audiência Pública representantes de entidades ligadas à área de saúde, além dos vereadores André Carús (MDB), presidente, José Freitas (PRB), Hamilton Sossmeier (PSC) e Nelcir Tessaro (DEM), que compõem a Cosmam. 

Texto

Regina Andrade (reg. prof. 8.423)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)