Comissões

Relatório do Plano Municipal de Educação é entregue à Cece

Entrega do Relatório de Monitoramento do Plano Municipal de Educação de Porto Alegre.
Vereadores receberam representantes do Fórum de Educação no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O relatório de monitoramento do Plano Municipal de Educação de Porto Alegre (PME/POA) 2016 foi entregue aos vereadores que integram a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (20/12). Representantes do Fórum Municipal de Educação (FME) entregaram o documento no Plenário Otávio Rocha.

O atual Plano Municipal de Educação (PME) foi sancionado em 25 de junho de 2015 pelo prefeito José Fortunati e visa universalizar o atendimento escolar e erradicar o analfabetismo em dez anos. Dentro das instâncias do PME está a criação do Fórum para monitorar o desenvolvimento e as ações realizados pelo Plano. De acordo com a coordenadora adjunta do FME, Marsia Sulzbacher, ele foi criado em 19 de julho de 2016 após diversas reuniões e debates e tem a participação de 29 integrantes que representam cerca de 33 instituições municipais. “Este ano foi reservado à organização e estruturação do Fórum para fortalecê-lo, pois, com o cenário político atual, não podemos correr o risco de retroceder na educação.”

A coordenadora do FME, Célia Trevisan, comentou que foram analisadas as 23 metas presentes no Plano de Educação e os responsáveis por executá-las para poder fiscalizar o trabalho desenvolvido no município. “Percebemos que algumas possuem muitas lacunas e, por isso, teremos que nos reunir com toda a equipe para encontrarmos soluções.” Célia Trevisan também contou que a principal meta de 2016 foi alcançada: a partir de 2017 passará a ser obrigatório que todas as crianças com 4 e 5 anos de idade ingressem na educação infantil em Porto Alegre.

A Cece é representada no Fórum pela assessora e professora de educação infantil Nara Lima Marques, que repassa os assuntos discutidos nos encontros aos vereadores da Comissão. “A nossa principal função é fazer com que as leis sejam cumpridas.” O presidente da Cece, Tarciso Flecha Negra (PSD), disse estar feliz pelo trabalho realizado pelo Fórum neste ano e agradeceu pela dedicação dos profissionais na fiscalização das leis municipais. O vereador falou ainda sobre a importância da obrigatoriedade de ensino para as crianças a partir dos 4 anos de idade, salientando que é nesse período que os cidadãos começam a ser formados.

Os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), Sofia Cavedon (PT), Mendes Ribeiro (PMDB) e a representante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) no Fórum também participaram da entrega do relatório.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)