Relógio/Horta

Relógio do Corpo Humano é lançado nos jardins da Câmara

  • Cerimônia de inauguração do "Relógio do Corpo Humano".
    No formato Horto Medicinal, cada duas horas do dia simboliza um pedaço correspondente ao corpo humano (Foto: Giulia Secco/CMPA)
  • Cerimônia de inauguração do "Relógio do Corpo Humano". Na foto, o presidente Valter Nagelstein e a vereadora Mônica Leal.
    Vereadora Mônica Leal e presidente Valter Nagelstein destacaram que o relógio tem caráter educativo (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Foi lançado nos jardins da Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde desta sexta-feira (19/10),  o Relógio do Corpo Humano. A iniciativa é um trabalho realizado pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli (ELJB), proposta pela vereadora Mônica Leal (PP), e de metodologia desenvolvida pela Emater/RS como parte do 1° Seminário de Plantas Medicinais na Saúde e na Alimentação: terapias complementares como políticas públicas

Construído no formato Horto Medicinal, ou de um relógio, cada duas horas do dia simboliza um pedaço correspondente ao corpo humano. Se o horário da 1h às 3h da madrugada representa o fígado, será cultivado nesse espaço de tempo plantas e ervas que contribuam nos transtornos da saúde do fígado como, por exemplo, a alcachofra. Na prática, para que um doente tenha a cura desejada, ele deverá ser tratado com as respectivas substâncias naturais nos horários delimitados às unidades do corpo. 

Além da formação dos canteiros com espécies medicinais, a intenção do cultivo é oferecer recurso pedagógico. Desenvolvido de forma educativa e didática, as pessoas ficam sujeitas a um novo olhar para o estado físico delas mesmas. Hábitos de promoção da saúde, de alimentação adequada, de educação ambiental e conhecimento do corpo humano são propostas basilares da iniciativa. “Quando as plantas estiverem crescidas, poderemos tirá-las. Mas, mais que isso, trazer escolas aqui no jardim desta Casa e ensinarmos crianças e adolescentes”, mencionou o vereador Valter Nagelstein (MDB) ao afirmar o compromisso de sustentabilidade social e política pública. 

“O relógio do corpo humano é uma mandala que se baseia em um dos princípios da medicina tradicional chinesa. No caso, os órgãos do corpo humano têm um período de maior funcionamento e reserva de energia para entrarem em atividade e se manterem limpos. Normalmente a cada duas horas isso acontece. O relógio tem várias funções, inclusive o da contemplação. Por isso também têm banquinhos instalados ao redor dele”. explicou o técnico agrícola da Emater, Luís Paulo Vieira Ramos. 

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

 

Tópicos:medicinalhortojardinsplantas medicinaisRelógio do Corpo Humano