Urbanismo

Reunião organizada por Tarciso Flecha Negra discute colocação de parklets na Rua dos Andradas

Empresários e representantes do Poder Público falaram sobre a possibilidade da colocação dos espaços de convivência

Vereador Tarciso Flecha Negra e os empresários da Rua dos Andradas
Vereador Tarciso Flecha Negra e os empresários da Rua dos Andradas
Atendendo uma solicitação do vereador Tarciso Flecha Negra, foi realizada na tarde de terça-feira (19 de setembro) uma reunião referente à instalação de parklets em parte da Rua dos Andradas, no Centro de Porto Alegre. Além do parlamentar do PSD, estiveram presentes cerca de 30 empresários da região, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Elizandro Sabino, representantes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), do Grupo de Trabalho instalado para ajudar na instalação de parklets na capital gaúcha, da secretária de Parcerias Estratégicas e do gabinete do vice-prefeito da cidade.

O encontro ocorreu no Boteko Histórico, localizado na Rua dos Andradas. Durante a conversa, o vereador Tarciso Flecha Negra expôs aos presentes a indicação que fez ao Poder Executivo para que seja feita uma revitalização completa no trecho tido como uma referência cultural para a cidade. A ideia é que em frente a restaurantes e bares sejam colocados parklets, que são espaços de convivência instalados sobre as vias públicas, que podem ser equipada por bancos, mesas, guarda-sóis.

Ao final da reunião, ficou definido que todos os empresários que tiverem interesse na colocação de parklets irão se manifestar ao vereador Tarciso Flecha Negra, que será o responsável por encaminhar as propostas até à prefeitura.

Os Parklets são equipamentos de caráter público que promovem a valorização do espaço urbano, incentivando a vida e o convívio ao ar livre. Morador do Centro Histórico há mais de 15 anos, o vereador Tarciso Flecha Negra caminha diariamente pela região e sabe dos anseios da comunidade. Conversando com moradores e empresários da Rua dos Andradas, surgiu a ideia da revitalização da Rua dos Andradas.

Secretário Elizadro Sabino participou da reunião na Rua dos Andradas
Secretário Elizadro Sabino participou da reunião na Rua dos Andradas
Vandalismo, insegurança, poluição ambiental e pouco espaço para pedestres foram algumas das deficiências do Centro da capital gaúcha apontadas por frequentadores. Por outro lado, o bairro conta com praças e prédios históricos, serviços e comércio popular, além da proximidade com o Guaíba, o que favorece a ampliação do turismo. A ideia é coordenar as ações de modo que áreas hoje degradadas sejam mais bem aproveitadas.

O projeto de revitalização da Rua dos Andradas é parte de um processo maior de qualificação do Centro Histórico de Porto Alegre, que envolve mobilidade urbana, turismo, melhorias de espaços públicos e do patrimônio histórico.

De acordo com a indicação feita pelo vereador Tarciso Flecha Negra, o estacionamento no trecho da Rua dos Andradas entre a Bento Martins e a Caldas Junior seria proibido, a não ser em casos especiais, como em frente às farmácias, onde clientes em compras poderiam deixar os carros por um período de 15 minutos, conforme manda a lei hoje em vigência.

O projeto de revitalização poderia acontecer através de parcerias com o setor privado. Com a remodelagem de uma das principais ruas de Porto Alegre, possivelmente ocorrerá um reaproveitamento da área central da cidade.