Comissão

Revitalização do Parque Chico Mendes ganha apoio da Cosmam

Segurança, infraestrutura e incentivo a atividades de saúde, esportes e cultura são reivindicações da comunidade

  • Visita ao Parque Chico Mendes.
    Vereadores da Cosmam ouviram reivindicações da comunidade (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)
  • Visita ao Parque Chico Mendes.
    Moradores do entorno do Chico Mendes participaram da reunião no parque (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Por solicitação das comunidades das regiões Norte, Nordeste e Eixo Baltazar de Porto Alegre, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal (Cosmam) realizou, na manhã desta terça-feira (9/5), reunião no Parque Chico Mendes. Na oportunidade foram debatidos a conservação, falta de infraestrutura e os problemas que prejudicam a utilização ou frequência da população nesta área verde da cidade, estabelecida no bairro Mário Quintana há quase 26 anos, numa área de 25 hectares.

Além do presidente da Cosmam, vereador André Carús (PMDB), também participaram da reunião os vereadores Mauro Pinheiro (Rede), Aldacir Oliboni (PT) e José Freitas (PTB), representantes das comunidades do entorno, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAMS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Centro Administrativo Regional (CAR), do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMAM), da Brigada Militar (BM), da Associação Natureza, Cidadania e Paz; e do Conselho do Orçamento Participativo.  

DEMANDAS -  O gerente do Chico Mendes, Paulo Pinheiro, elogiou a iniciativa da Cosmam observando ter sido esta a primeira vez que vereadores realizaram uma reunião deste tipo no local. Ele esclareceu que o serviço de manutenção do parque é realizado de acordo com a disponibilidade de recursos e equipamentos, e reiterou demandas da comunidade de melhorias na infraestrutura para incentivo à prática de esportes e eventos no local. Paulo ressaltou que ações de segurança são primordiais e lamentou transtornos causados por ocupação e moradias irregulares na área, prostituição, descarte de lixo, tráfico e uso de drogas, e uso do local como depósito de carros roubados.

O coordenador da Atenção Primária de Saúde do Município, Thiago Gomes da Trindade, se disse interessado em estabelecer uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Parque, de acordo com as reivindicações da comunidade. Ele citou os benefícios que a instalação de uma UBS: “com realização de exames e maior resolutividade à equipe de saúde local”. Trindade, contudo, lastimou a falta de orçamento para conclusão deste projeto

Os representes da comunidade, Carla Rejane, Denise Dornelles, Giovane Byl, Renato Marques, Paulo Monteiro, Paulo Roberto Padilha da Cruz, Jair Silva Gonçalves e os representantes da gerência Distrital de Saúde foram unânimes ao criticar o descaso com o Parque Chico Mendes em questões de segurança e pela ausência de incentivo a eventos e projetos para promoção da prática de esportes e socialização dos jovens e moradores da região. Os moradores defenderam a revitalização deste Parque, com atividades diárias, apoio dos setores privados e maior atuação da gestão municipal, no local. 

SEGURANÇAO Capitão Dal Mina, representante do comando do 20º Batalhão da Polícia Militar, informou que a BM está atuando com apenas 31% do efetivo previsto para o local. Também citou problemas de logística com viaturas, em função da alta demanda, mas ressaltou a disponibilidade de atuar em conjunto com a comunidade, para estabelecer estratégias que beneficiem a segurança no Parque e nas programações locais. O vereador José Freitas, ao lembrar do período em que foi secretário Municipal da Segurança, lembrou as dificuldades da Guarda Municipal, que possui, somente, uma viatura para atender a região, e defendeu uma maior movimentação e ocupação do espaço, com atividades direcionadas em benefício da sociedade.

O vereador Aldacir Oliboni sugeriu a realização de fóruns mensais, coordenados pelo CAR, onde todas as secretarias poderão atuar com ações de melhorias ao Parque. Mauro Pinheiro insistiu na necessidade de conquistas de mais e novas contrapartidas, para compensações vegetais e André Carús, ao informar que apresentou projeto de lei para estimular contrapartidas em benefício de praças e parques, afirmou que a Cosmam vai encaminhar pedido de providência ao Executivo Municipal, com o objetivo de promover ações de conservação, limpeza, iluminação, segurança e utilização do Parque Chico Mendes. Carús sugeriu ainda o reestabelecimento do Conselho de Usuários do Parque Chico Mendes, a exemplo do que ocorre com o Parque da Redenção

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)