Cultura

Sai a lista de selecionados para o 22º Salão da Câmara

Os nomes dos artistas premiados serão conhecidos apenas na noite de 4 de setembro, na abertura do evento

Fachada do Memorial
Memorial da Câmara organiza o Salão (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal publicou, nesta segunda-feira (23/7), no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) / Legislativo, a lista dos selecionados para seu 22º Salão de Artes Plásticas. Foram escolhidas 54 obras de 25 artistas visuais gaúchos ou residentes no Estado, dos quais um receberá o Prêmio Aquisição (de R$ 9 mil) e outros cinco, Prêmios de Incentivo à Criatividade (de R$ 2,5 mil cada). Os premiados serão conhecidos na solenidade de abertura do Salão, marcada para as 19 horas de 4 de setembro. O evento faz parte dos festejos dos 245 anos de instalação da Câmara na cidade.

A escolha dos trabalhos foi feita pela Comissão de Seleção e Premiação, formada por Ana Aita, artista visual e diretora do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS); Leandro Selister, artista visual e designer; e Niúra Ribeiro, artista visual e professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Os jurados analisaram os 98 portfólios (e 264 obras) inscritos por artistas de 15 cidades gaúchas, dos quais 35 portfólios (e 81 obras) foram pré-selecionados para concorrer à final, chegando ao número de 54 selecionados. Na avaliação dos trabalhos, o júri levou em consideração os critérios de originalidade, contemporaneidade e adequação física e conceitual ao espaço expositivo.

A organização do Salão ficou a cargo de uma comissão formada por servidores do Legislativo da Capital, sob a coordenação da Seção de Memorial da Casa.

Visitação

O 22º Salão de Artes poderá ser visitado de 5 de setembro até 5 de outubro de 2018 nos espaços de exposição da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255), das 8 às 18 horas, de segundas a sextas-feiras, com entrada gratuita. Nos feriados de 7 e 20 de setembro, não haverá visitação. O estacionamento também é grátis. Informações: (51) 3220-4318.

66 anos de história

Idealizado pelo ex-vereador, escritor e jornalista Josué Guimarães (1921-1986), o Salão da Câmara foi criado por uma lei municipal em 1952. Inicialmente aberto apenas aos artistas visuais gaúchos, o evento funcionou até 1960, sendo reativado somente em 1988, quando passou a aceitar a participação de candidatos de outros Estados e países que residam no Rio Grande do Sul. É realizado a cada dois anos, nos anos pares, firmando-se como espaço de exibição para a arte contemporânea do RS.

A lista

Confira neste link os artistas selecionados e suas obras.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)