Cultura

Sai a lista dos selecionados para o 21º Salão de Artes da Câmara

Os artistas premiados serão conhecidos na cerimônia de abertura, na noite de 6 de setembro

  • Segunda etapa do 21° Salão de Artes
    A Comissão de Seleção e Premiação reunida para avaliar as obras (Foto: Esteban Duarte/CMPA)
  • Segunda etapa do 21° Salão de Artes
    Os jurados Renato Garcia, Anete Abarno e Jorge Luis Portanova (d) (Foto: Esteban Duarte/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre publicou, na edição extra do Diário Oficial de sexta-feira (19/8), a lista dos selecionados para seu 21º Salão de Artes Plásticas. Foram escolhidas 37 obras de 22 artistas visuais gaúchos ou residentes no Estado, dos quais um receberá o Prêmio Aquisição (de R$ 8 mil) e outros cinco receberão Prêmios de Incentivo à Criatividade (de R$ 2 mil cada). Os nomes dos premiados serão conhecidos somente na solenidade de abertura do Salão, marcada para as 19 horas do dia 6 de setembro - quando a Câmara completará 243 anos. 

A seleção foi feita no dia 16 de agosto pela comissão formada pelos artistas Anete Abarno, Renato Garcia e Jorge Luis Portanova. Eles analisaram os 144 portfólios inscritos, dos quais 30 foram pré-selecionados para concorrer à etapa final de seleção e à premiação, chegando aos 22 artistas selecionados. Na avaliação dos trabalhos, os jurados levaram em consideração os critérios de originalidade, contemporaneidade e adequação física e conceitual ao espaço expositivo.  

Visitação e história

O 21º Salão de Artes Plásticas poderá ser visitado de 6 de setembro até 7 de outubro nos espaços de exposição da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255), das 8 às 18 horas, de segundas a sextas-feiras, com entrada gratuita. Nos feriados de 7 e 20 de setembro, não haverá visitação. Informações: (51) 3220-4318.

Idealizado pelo ex-vereador, escritor e jornalista Josué Guimarães (1921-1986), o Salão da Câmara foi criado por lei municipal em 1952. Inicialmente aberto apenas aos artistas gaúchos, funcionou até 1960, sendo reativado em 1988, quando passou a aceitar a participação de candidatos de outros Estados e países. É realizado a cada dois anos, firmando-se como espaço de exibição para a arte contemporânea do Rio Grande do Sul.

Os jurados

Anete Abarno - Nasceu em Porto Alegre, em 1953, graduou-se no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 1976. Professora, curadora e designer gráfica e de exposições. De 1980 a 2003, foi instrutora no Atelier Livre da Prefeitura. De 2010 a 2016, coordenou a área de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. Entre outros prêmios, conquistou o 1º lugar do Prêmio Phillips de Arte, em 1994, com exposição no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Participou de mostras no Brasil e no exterior, tem diversas publicações e obras em acervo no Museu D’Art de Girona (Espanha), no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) e na Pinacoteca Aldo Locatelli, de Porto Alegre. Trabalha e reside na capital gaúcha.

Renato Garcia – Nasceu em Santana do Livramento (RS) em 1965. Graduou-se em Desenho pela Ufrgs, onde também concluiu o Mestrado em Poéticas Visuais com a tese Encontros entre o Desenho e a Escultura. Participou de diversas exposições, entre elas Economia da Montagem, em 2012, no Margs, e Correndo o Risco III, em 2012, no Museu do Trabalho. Atualmente é instrutor de desenho no Atelier Livre de Porto Alegre e professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Jorge Luis Portanova – Nasceu em Porto Alegre em 1952. Graduou-se em Arquitetura pela Ufrgs, e Pintura, no Instituto de Artes da mesma universidade. Atuou como desenhista na Prefeitura de Porto Alegre, onde também chefiou o Setor de Mostras e Exposições e as pinacotecas Aldo Locatelli e Rubem Berta. Foi responsável pela organização e a curadoria de diversas mostras e exposições durante os 20 anos que esteve à frente dessas áreas, como o Salão de Artes da Cidade de Porto Alegre, o Salão de Desenho para Imprensa e o Festival de Artes da Cidade. Foi ainda o responsável pela concepção de espaços como a Galeria Iberê Camargo, as salas de exposição do Paço Municipal e o projeto do Acervo Artístico, onde se localizam as pinacotecas Aldo Locatelli e Rubem Berta hoje.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481) *
* Com informações da Comissão Organizadora do Salão