Cultura

Salão de Artes da Câmara abre inscrições na segunda

A edição realizada há quatro anos Foto: Elson Sempé Pedroso
A edição realizada há quatro anos Foto: Elson Sempé Pedroso

O regulamento do 20º Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre foi publicado na sexta-feira (30/5) no site do Legislativo da Capital. As inscrições serão recebidas de 9 de junho a 24 de julho na Seção de Memorial. Poderão inscrever-se artistas plásticos gaúchos ou residentes no Rio Grande do Sul há cinco anos ou mais, com obras contemporâneas não anteriores a dois anos e sem premiações em salões. O vencedor da edição 2014 receberá o Prêmio Aquisição de R$ 7 mil. Também haverá cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade, no valor de R$ 1 mil cada.

Cada artista poderá inscrever-se em até duas modalidades (pintura, desenho, gravura, fotografia, escultura, cerâmica, objeto, arte digital, entre outras), devendo apresentar, obrigatoriamente, três trabalhos, todos de uma mesma categoria, exceto nas modalidades instalação, performance e vídeo-arte. Para cada modalidade, deverá ser feita uma inscrição individual.

O 20º Salão terá abertura oficial em 2 de setembro, às 19 horas, no Plenário Otávio Rocha, como parte das comemorações dos 241 anos da Câmara. A visitação estará aberta de 3 de setembro a 3 de outubro, com entrada franca. O evento é patrocinado pelo Legislativo da Capital. Informações:(51) 3220-4187 e 3220-4318, com Cláudia Inácio, e no site www.camarapoa.rs.gov.br

História

Idealizado pelo ex-vereador e escritor Josué Guimarães, o Salão de Artes Câmara Municipal de Porto Alegre foi criado por lei municipal em 1952. Na primeira fase, encerrada em 1960, reunia apenas artistas gaúchos. Reativado em 1988 (após a ditadura militar), passou a aceitar a participação de artistas de outros Estados e países residentes no Rio Grande do Sul. Desde então, firmou-se como tradicional espaço de exibição da arte contemporânea. A última edição ocorreu em 2010. 

O Regulamento 2014 tem três anexos: Anexo I (ficha de inscrição), Anexo II (Carta de Anuência), Anexo III (Autorização de Uso de Imagem).

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)


Ouça: Inscrição para o 20º Salão de Artes Plásticas abrem dia 9