Cultura

Salão de Artes tem 45 portfólios pré-selecionados

Comissão de Seleção e Premiação Foto: Cristiane Moreira
Comissão de Seleção e Premiação Foto: Cristiane Moreira (Foto: Cristiane Moreira/CMPA)
O Legislativo da capital gaúcha publicou, na tarde desta segunda-feira (11/8), na página eletrônica, a lista dos portfólios pré-selecionados para o 20º Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento será realizado de 2 de setembro a 3 de outubro, como parte das comemorações dos 241 anos da Casa. 

Foram pré-selecionados 45 trabalhos entre as 180 inscrições homologadas. Para participar da próxima etapa do processo, os candidatos terão de apresentar as obras indicadas pela Comissão de Seleção e Premiação no período estabelecido no regulamento (de 12 a 19 de agosto). O resultado final estará noticiado no dia 26 de agosto no site da Câmara. Os nomes dos premiados, porém, serão divulgados somente na abertura do evento. 

Integram o júri do 20º Salão: Kátia Costa, presidente da Associação Rio-grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa; Vinícius Vieira, presidente da Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul; Ana Zavadil, crítica de arte e curadora-chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli; e Ubiratan Fernandes, artista visual indicado pela Presidência da Câmara.

Prêmios

O artista vencedor do 20º Salão receberá R$ 7 mil (Prêmio Aquisição), e serão concedidos ainda cinco Prêmios de Incentivo, no valor de R$ 1 mil cada. A entrega ocorrerá na abertura da exposição, marcada para as 19 horas de 2 de setembro no Plenário Otávio Rocha, da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). 

Idealizado pelo ex-vereador e escritor Josué Guimarães, o Salão da Câmara foi criado por lei municipal em 1952. Inicialmente aberto apenas aos artistas gaúchos, funcionou até 1960, sendo reativado somente em 1988 (após a ditadura militar), quando passou a aceitar a participação de candidatos de outros Estados e países. Desde então, o Salão é realizado a cada dois anos, firmando-se como espaço de exibição para a arte contemporânea.

Informações: (51) 3220-4187 e 3220-4318 e na página salao.camarapoa.rs.gov.br
 
Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)