Audiência Pública

Santa Rosa pede mais médicos e Prefeitura promete PSFs

Arilton preside a associação Foto: Maria Helena Sponchiado
Arilton preside a associação Foto: Maria Helena Sponchiado

A comunidade da Grande Santa Rosa, na zona Norte de Porto Alegre, quer mais médicos nos postos de saúde das vilas Santa Rosa e Ramos. O pedido foi feito por moradores da região que participaram hoje (12/9) de audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Conforme o presidente da Associação de Moradores da Santa Rosa, Arilton Serafim, há três anos a comunidade luta por mais médicos nos postos do bairro. "Chega de esperar. Não vamos mais ficar calados", afirmou, observando que há apenas um clínico geral em cada posto.

Serafim disse que a falta de médicos causa dois principais problemas aos moradores: filas que começam já na noite do domingo para conseguir uma ficha para segunda-feira; e venda de lugar nas filas. O representante da associação demonstrou inconformidade com o fato de o prefeito José Fogaça ter prometido que a falta de médicos no posto da Santa Rosa seria resolvida até maio deste ano. "Ele (Fogaça) disse que até 8 de maio teríamos um novo médico, mas até agora a situação continua a mesma."

Brisabel Rocha, que representou a Secretaria Municipal da Saúde na audiência, reconheceu que há poucos médicos para atender a população da região. "Cada posto atende 18 mil pessoas, com apenas cinco funcionários." Brisabel informou, porém, que há projeto na Prefeitura de instalação imediata de dez postos do Programa de Saúde da Família (PSF). "Esperamos que seis destes PSFs sejam instalados na região da Santa Rosa." Disse ainda que já tramita na Câmara projeto de lei criando cem cargos de médicos na Prefeitura. Segundo ela, a falta de médicos verificada hoje se deve a aposentadorias de profissionais cujos cargos não foram preenchidos.

Transporte

Outra reivindicação da comunidade é a melhoria no transporte coletivo do bairro. Segundo a associação, o serviço está precário, com disparidade em relação a zonas como Parque dos Mayas e Vila Santo Agostinho, "principalmente em relação às linhas D72 Diretão e Cairú". De acordo com Serafim, a comunidade está solicitando que a linha D72 Diretão circule também aos sábados. "O contraste entre o transporte público da nossa comunidade e o de zonas nobres é enorme, com telefones e TVs dentro dos veículos, mostrando que um transporte de qualidade é possível."

A audiência pública foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB). Estiveram presentes os vereadores Emerson Correa (PPS), Fernanda Melchionna (PSOL), Maria Celeste (PT), Mauro Pinheiro (PT), Paulinho Rubem Berta (PPS), Paulo Marques (PMDB), Reginaldo Pujol (DEM) e Toni Proença (PPS). A prefeitura também enviou representantes de órgãos como DEP, Dmae, DMLU, Guarda Municipal e Secretaria de Planejamento Municipal. A audiência contou com a presença de cerca de cem pessoas e ocorreu no salão paroquial da igreja Santa Rosa de Lima.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062) 

Ouça:
Comunidade pede e Prefeitura promete médicos para a Santa Rosa